RETROSPECTIVA PIB DIV 2014

Chegamos ao último Domingo de 2014. Penso que podemos olhar para trás e agradecer a Deus por tudo que nossa Igreja realizou no ano findo. Ao recordarmos o que fizemos, podemos ter a certeza de que o Senhor da Igreja, a quem tributamos toda glória, “é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera” (Efésios 3:20).

Nossa retrospectiva começa com as realizações dos primeiros dias do ano, quando entregamos gratuitamente a Revista Fundamentos II – Estudo na Epístola aos Efésios a cada aluno da Escola Bíblica Dominical e o Anuário Eclesiástico a cada família da Igreja. Em fevereiro, realizamos o inesquecível ACAMPIB 2014, no Sítio ABAS, em Betim, quando estudamos o tema do ano em grupos específicos e por meio de estudos bíblicos nos cultos. Esse tema foi enfatizado em várias celebrações coletivas e nas Conferências de 95º aniversário, realizadas em todos os finais de semana de julho. Contamos com a presença dos queridos pastores Ader Alves, Arlécio Franco, Evaldo Carlos e Márcio Alexandre (Secretário Geral da Convenção Batista Mineira). Ainda em julho, discutimos e aprovamos o Plano de Metas para o quinquênio que antecede o 1º centenário da PIB.

Continuamos avançando no campo missionário, com a realização de 4 Campanhas Missionárias (Regionais, Estaduais, Nacionais e Mundiais) e a participação em mais uma viagem missionária a Cuba, quando o Pr. Tarcísio atuou na evangelização, no treinamento de líderes e na visitação aos campos que apoiamos financeiramente. Trabalhamos em 2014 pela consolidação dos 2 Pontos de Pregação (Bairro S. Martha e Ermida) e por maior expansão das 7 Congregações (Abaeté, Carmo do Cajuru, Cláudio, Cristais, Liberdade, Novo Paraíso e Vale do Sol). Priorizamos a construção do Templo Batista em Cristais, numa feliz parceria com a Convenção Batista Mineira e a Missão Pioneira. Nossos investimentos resultaram no encerramento do elevado compromisso mensal que aquela Congregação tinha com o aluguel do antigo local. Realizamos cultos especiais com os funcionários da Penitenciária Floramar, onde avança o trabalho missionário. E os frutos foram colhidos com abundância por meio dos batismos celebrados em março, agosto e dezembro.

Durante todo o ano, proporcionamos à Igreja espaços de treinamento e despertamento espiritual com a realização de Congressos, Acampamentos, Seminários e Cursos, dentre os quais destacamos: Congresso Conexão Missionária, Curso de Homilética, Cursos “Homem ao Máximo” e “Mulher Única”, Seminário “Drogas: É Possível Vencer”, Acampamento de Juventude, Escola Bíblica de Férias para Crianças, II ENJUPIB (Encontro de Juventude da PIB), Encontro de Casais promovido pelo Ministério da Família em Pitangui. Séries de Estudos Bíblicos foram apresentadas à Igreja: Estudos na Carta aos Gálatas, “Para que você tenha um ano verdadeiramente novo”, “Quando o crente chora”.

Nosso patrimônio físico foi preservado e ampliado com a aquisição de 2 novos notebook’s, excelentes mesas e cadeiras infantis para completarmos a esperada substituição dos móveis antigos, construção de uma nova e equipada cantina, construção de uma sala ampla para utilização do Ministério de Ornamentação, melhorias no Sítio que abrigará futuramente o Acampamento Batista de Divinópolis, além das constantes reformas e dos pequenos procedimentos de manutenção em nosso extenso patrimônio.

Podemos ainda mencionar muito daquilo que Deus nos permitiu realizar: semanas de oração, assembleias, celebrações especiais, confraternizações, reuniões semanais de 14 pequenos grupos, campanha de ação social, reuniões ministeriais e administrativas. Todavia, precisamostambém olhar para o novo ano, com todos os seus desafios e suplicar a direção do nosso Deus para as novas realizações. Neste momento, olhamos para trás com gratidão e para frente com fé inabalável em nosso Deus!

 

Pr. Tarcísio F. Guimarães

Deixe um comentário