Histórias de EBD

           A Escola Bíblica Dominical (EBD) é uma valiosa iniciativa das igrejas evangélicas que tem influenciado diversas gerações desde que foi criada, em 1780, na Inglaterra. No Brasil, a EBD existe desde 1855. Quantos estudantes, quantos professores, quantas aulas, quantas histórias de valor estão relacionadas ao ensino bíblico ministrado nas milhares de EBD’s das diversas denominações evangélicas! A Primeira Igreja Batista em Divinópolis está unida a estas Igrejas que acreditam nas propostas da EBD.

            Lembro-me das muitas turmas de EBD das quais participei desde a infância, na Primeira Igreja Batista de Feira de Santana (BA). Ainda lembro-me dos versículos bíblicos decorados naquela época, das verdades espirituais compreendidas, dos professores que investiram na minha formação e do compromisso que meus pais tinham com a programação da EBD. Sou grato a Deus porque sempre participei de igrejas que valorizam a EBD e porque minha família me ensinou a considerar que as manhãs de Domingo já estão reservadas para EBD e culto, sem negociação com outros programas.

           Ainda na infância, fui motivado pelos professores da EBD a preencher o quadro semanal de estrelinhas, um recurso criado pela JUERP (Editora das revistas batistas na época!) para motivar o aluno a fazer sua leitura bíblica diária. Cada dia, após a leitura bíblica indicada pela revista, eu recortava a estrelinha e, orgulhosamente, preenchia mais um espaço. No Domingo, eu e meus colegas de EBD esperávamos ansiosamente pelo momento reservado para mostrarmos que todas as estrelinhas foram coladas. Os parabéns dos professores e o sentimento de que algo bom foi feito eram recompensadores.

        Quais são as suas histórias marcantes relacionadas à EBD? Você tem sido um divulgador e um legítimo apoiador da nossa EBD? Seus filhos e netos têm visto em você a valorização do processo de ensino-aprendizagem das Escrituras, ou seus pequeninos têm sido deixados na cama da preguiça e da omissão espiritual a cada manhã de Domingo? Pense bem nas grandes oportunidades que você e sua família têm de crescimento e despertamento espiritual na EBD!

         Vamos continuar lotando as salas da EBD de nossa amada Igreja! Vamos, juntos, trabalhar para que os professores, os recursos utilizados e os estudantes da nossa EBD sejam excelentes. Vamos orar ao Senhor para que Ele mesmo desperte aqueles que não frequentam a EBD e, por isso, têm perdido grandes oportunidades de amadurecimento espiritual. Ainda contaremos muitas histórias de EBD ao longo da vida!

          As estrelinhas da revista infantil da EBD passaram, assim como a minha infância passou. Eu cresci e nunca esqueci daquilo que aprendi na EBD. A Bíblia e sua Escola Dominical continuam transformando vidas para melhor!

Pr. Tarcísio Farias Guimarães

Professor da Classe Nova Vida na EBD da PIB em Divinópolis

Deixe um comentário