POR FALAR EM IGREJA…

POR FALAR EM IGREJA…

  

Meus sonhos são, normalmente, sonhos que incluem a Igreja. Fui criado na Igreja e nela me desenvolvi como cristão e como indivíduo que ocupa um lugar no mundo. Agora, tendo completado 15 anos ininterruptos de trabalho pastoral, olho para trás com tom reflexivo, me percebo lúcido e cheio de esperança quanto ao futuro da Igreja que sirvo como pastor. Por falar em Igreja, compartilho com você, querido(a) irmão(ã), o fruto de algumas reflexões que tenho feito junto aos demais membros da Equipe Pastoral da PIB, sonhos amparados nas Escrituras, tangíveis, os quais dispensam anúncio pirotécnico. Sonho com uma Igreja fiel, forte e funcional.

UMA IGREJA FIEL olha para o Cristo das Escrituras, Senhor e Sustentador do seu povo. Suas ênfases são as ênfases da Igreja fundada por Cristo no início da era cristã. Sua mensagem é a exposição fiel da Palavra de Deus. Sua prática reflete os princípios adotados pelos crentes do Novo Testamento. Sem medo de sermos considerados descontextualizados, sejamos a Igreja que estuda e proclama o Evangelho da Cruz, “examinando diariamente as Escrituras” (ATOS 17.11) como faziam os crentes bereianos.

UMA IGREJA FORTE cumpre a sua missão integralmente, fazendo-se presente onde é necessário o estabelecimento do Reino de Deus. Evangeliza nas cidades e no campo, servindo de apoio à obra missionária regional, estadual, nacional e internacional. Prega nos hospitais, nas prisões, nos escritórios e nas casas. Envolve-se com gente de todas as idades. Batiza constantemente pessoas que foram alcançadas pelas boas novas de Cristo. Treina e envia obreiros para a seara. Cresce harmoniosamente por meio da ação de todos os Ministérios, assim como nos relata ATOS 9.31: “a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samária, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava”. Precisamos aproveitar todas as oportunidades que Deus nos tem dado hoje e fazermos o máximo em prol da expansão do Reino de Deus.

UMA IGREJA FUNCIONAL dispensa tudo aquilo que passa ao largo do ensino bíblico e atrapalha o cumprimento da missão confiada por Cristo à sua Igreja. Podemos (e devemos!) ser uma Igreja tradicional, referência espiritual em nossa cidade há quase um século, mas não devemos ser tradicionalistas, escravos de programas e opiniões que custam caro apesar de terem pouco valor. Sejamos a Igreja que se avalia enquanto caminha, a fim de abandonar a carga pesada daquilo que não mais funciona, substituindo-a por aquilo que funciona melhor para todos os que caminham. À maneira de Paulo, reafirmemos aquilo que é prioridade para nós: “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do Evangelho da graça de Deus” (ATOS 20.24).

Vamos orar e trabalhar para que sejamos aprovados pelo Senhor, reconhecidos como uma Igreja fiel, forte e funcional! Você, membro da amada Primeira Igreja Batista em Divinópolis, também quer sonhar?

 

Pr. Tarcísio Farias Guimarães

Deixe um comentário