MÚSICO PARA GLÓRIA DE DEUS

MÚSICO PARA GLÓRIA DE DEUS

 

Deus, o Criador, implantou no coração do homem o prazer com a música. Esta bela manifestação artística aparece já no Gênesis, o Livro dos começos, quando Jubal é apresentado como o pai dos músicos. Jubal, que em hebraico significa “trombeta”, era bisneto de Caim, neto de Enoque e filho de Lameque. Ele não se dedicou à criação de animais, à metalurgia, à construção de casas ou outro ofício ligado à terra, como era comum em seus dias. “Este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta” (GÊNESIS 4:21).

No Antigo Testamento, a música é apresentada como meio para glorificação do nome do Senhor, especialmente no culto coletivo de Israel, por meio de vidas consagradas ao serviço do Senhor. Os salmos retratam com profundidade o lugar especial da música no louvor a Deus: “Louvai ao Senhor. Cantai ao Senhor um cântico novo, e o seu louvor na congregação dos santos.” (SALMOS 149:1)

No Novo Testamento, a música permanece presente na revelação do Senhor ao seu povo, sendo a Igreja de Cristo chamada a glorificar a Deus por meio da música: “enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” (EFÉSIOS 5:18,19). Convite semelhante é feito em COLOSSENSES 3:16, que ensina: “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.”

Fazer tudo para a glória de Deus (I CORÍNTIOS 10:31) é uma ordenança bíblica que se aplica também a todos que foram chamados para servir a Deus com a música. Para estes músicos, a música é mais que mera arte, até porque a arte que nos encanta, se estiver a serviço do pecado, não encanta Deus. A música que encanta Deus é a música que glorifica a Deus.

Para o músico que, salvo por Cristo da perdição eterna, agora vive para a glória de Deus, a música é mais que simples opção pessoal. É habilidade soberanamente outorgada por Deus, que produz genuíno amor pela música. Para o músico cristão, tocar ou cantar é mais do que demonstração de apreço pela música, é aceitação de um chamado para que um dom seja colocado à disposição do Reino de Deus.

A música é, para nós, um ministério que glorifica a Deus. Promove edificação, evangelização e louvor, cooperando para que a missão da Igreja seja cumprida com fidelidade Àquele que a comissionou. Este valioso ministério deve ser reconhecido entre nós. O Músico e Pastor Nelson Bomilcar afirma que o músico cristão precisa de apoio espiritual, oportunidade de serviço, preparo e sustento. Portanto, oremos ao Senhor em favor dos nossos músico se apoiemos aqueles que enxergam a música como um ministério da Igreja de Cristo. Valorizemos nossos músicos, nossa música cristã e o nosso Ministro de Música!

 

Pr. Tarcísio Farias Guimarães

 

Deixe um comentário