CANTE O AMOR DE DEUS!

CANTE O AMOR DE DEUS!

 

A música nos permite expressar alegria, satisfação e entusiasmo enquanto compartilhamos grandes convicções. Por isso, a boa notícia do nascimento do Salvador foi respondida com cânticos de gratidão e louvor a Deus, os quais estão registrados na Bíblia, em especial pelo evangelista Lucas. Maria, Zacarias, Simeão, os anjos, os pastores e tantas outras pessoas que permeiam a história bíblica do Natal de Jesus, ao saberem que a profecia se cumpriu e o Messias viria ao mundo revelar a totalidade do plano do amor de Deus pelos homens, cantaram. Esses cânticos têm marcado a história do Cristianismo.

Maria entoou um lindo cântico apresentado por Lucas, no capítulo 1, versículos 46 a 55, conhecido como Magnificat: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador; Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome. E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem. Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. Depôs dos tronos os poderosos, e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu vazios os ricos. Auxiliou a Israel seu servo, recordando-se da sua misericórdia, como falou a nossos pais, para com Abraão e a sua posteridade, para sempre.

Zacarias, cheio do Espírito de Deus, ainda no capítulo 1 do Evangelho de Lucas, versículos 68 a 79, cantou o hino conhecido como Benedictus: “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo, e nos levantou uma salvação poderosa na casa de Davi, seu servo; como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo; Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam; Para manifestar misericórdia a nossos pais, e lembrar-se da sua santa aliança, e do juramento que jurou a Abraão nosso pai, de conceder-nos que, libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida. E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados; Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, com que o oriente do alto nos visitou; Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.

Os anjos que visitaram os pastores nos campos também cantaram: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na Terra entre os homens de boa vontade” (LUCAS 2:14). E foram acompanhados por estes pastores que os ouviram anunciar a chegada do Messias: E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito” (LUCAS 2:20).

Por fim, Lucas relata no capítulo 2, versículos 29 a 32, o cântico de Simeão ao conhecer Jesus: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; Pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual Tu preparaste perante a face de todos os povos; Luz para iluminar as nações, e para glória de teu povo Israel”.

A notícia do nascimento de Jesus tem sido respondida por você com gratidão e louvor a Deus? Se você reconhece a bondade de Deus no cumprimento das profecias messiânicas e alegra-se por conhecer o Salvador, então, aceite o convite da Primeira Igreja Batista em Divinópolis e vamos cantar juntos a mensagem do amor de Deus a partir do próximo Domingo, sempre às 19:00, nos dias 03, 10, 17 e 25/12/17. E lembre-se de convidar todas as pessoas que você conhece para as celebrações de Natal!

 

Pr. Tarcísio Farias Guimarães

Deixe um comentário