O PASSADO BEM PRESENTE

O PASSADO BEM PRESENTE

 

Nestes dias de preparação para as comemorações do 99º aniversário da nossa Igreja, pude reler um panfleto preparado pelos batistas divinopolitanos e distribuído aos moradores de Divinópolis dias antes da organização da Igreja, em 27 de Julho de 1919. Intitulado “Organisação da Egreja Baptista em Divinópolis”, apresenta o programa do Culto Solene de Organização da Igreja marcado para as 11:00 daquele Domingo, o convite para o Lançamento da Pedra Fundamental do Edifício da Igreja, às 15:30, e o convite para o Culto noturno marcado para 19:00. Em meio ao convite cordial, ainda foram divulgadas as doutrinas fundamentais dos crentes batistas.

Certamente, poucos habitantes de Divinópolis conheciam a doutrina batista no início do século XX. Nossa Igreja foi o primeiro grupo não-católico estabelecido na cidade, por isso, enfrentou resistências religiosas e toda sorte de calúnias disseminadas por aqueles que não aceitavam a laicidade da jovem República brasileira. No passado, foi preciso proclamar com segurança a crença da novel Igreja, a qual reproduzo fielmente abaixo respeitando inclusive a grafia utilizada no panfleto:

 

Doutrinas Fundamentaes das Egrejas Baptistas

 

  1. A Bíblia Sagrada unica regra da Fé.
  2. Jesus Christo o Cabeça da Egreja na Terra e no Céo; O unico Salvador de todos e o unico Mediador entre Deus e os homens.
  3. A Salvação é exclusivamente pela Graça de Deus por meio da fé em Christo.
  4. As Egrejas compoem-se de pessoas regeneradas e immersas.
  5. O Baptismo e a Ceia do Senhor unicas ordenanças da Egreja.
  6. O governo é Democrático – do Povo, pelo Povo e para o Povo.
  7. A Egreja e o Estado – A Egreja Livre no Estado Livre.
  8. A missão da Egreja – O Evangelho de Jesus Christo para toda criatura.

 

No presente, precisamos continuar compartilhando nossa fé com todos aqueles que estão à nossa volta, a fim de que conheçam as boas novas de Cristo. Essa divulgação pode ainda esclarecer àqueles que nos acusam de práticas estranhas à nossa fé, muitas das quais são, equivocadamente, denominadas evangélicas nos meios de comunicação e causam espanto na sociedade.

Como aconteceu no passado, permanecemos fundamentados em doutrinas bíblicas maravilhosas, verdades que nos honram e nos identificam com o Salvador Jesus. No presente século, devemos sustentá-las e divulgá-las com alegria. Assim nos ensina a Palavra de Deus: “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a Palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” (Hebreus 13:7,8)

A caminho do centenário, Deus nos permitiu alcançar um grande número de pessoas em Divinópolis e em outros lugares. Construímos um nome respeitado na sociedade divinopolitana e uma estrutura moderna para a realização do trabalho batista. Isto fizemos sem sacrificar nossa fé, pois, permanecemos crentes nas mesmas verdades abraçadas pelos 31 membros que organizaram a Primeira Igreja Batista em Divinópolis.

 

 

Pr. Tarcísio Farias Guimarães

Deixe um comentário