JUVENTUDE DE PRIMEIRA

JUVENTUDE DE PRIMEIRA

 

Estudar para o Concurso, dar uma “olhadinha” nas redes sociais, realizar tarefas domésticas estabelecidas pelos pais, tentar conversar um pouco com o namorado ou namorada, dormir, ler a Bíblia, frequentar os cultos da Igreja, treinar o Inglês, ouvir a playlist indicada pelo amigo etc, etc, etc. Quantos compromissos os adolescentes e jovens precisam assumir, cada vez em maior quantidade e com pouco tempo à disposição. Neste tempo de “rapidação”, não é fácil definir o que a juventude deve priorizar, aquilo que deve ser o primeiro compromisso cumprido.

Nos dias de Jesus, marcados por incessante luta em prol da sobrevivência, havia grande preocupação e grande agitação porque não se sabia ao certo se haveria para todas as pessoas o que comer, o que beber, o que vestir (MATEUS 6:25). Para muitos, trabalhar freneticamente e juntar tesouros era a solução. Portanto, primeiramente eram buscados os tesouros deste mundo. A confiança em Deus era abandonada e o coração tornava-se um depósito de preocupações com as coisas que quase todo mundo considerava necessárias para se alcançar uma vida feliz.

Jesus alertou seus ouvintes e alerta hoje, por meio da sua Palavra, que “onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração (MATEUS 6:21). Existe sim um outro Reino que não se confunde com os reinos temporais, com outros valores que não são aqueles aceitos pela maioria das pessoas que conhecemos. Este Reino deve ser primeiro lugar na lista daquilo que consideramos importante. Se o Reino de Deus não for buscado em primeiro lugar, a inquietação e a frustração estarão garantidas para a juventude. A força, a capacidade, a criatividade dos adolescentes e jovens se perderão em meio a ação da traça, da ferrugem e dos ladrões que “minam e roubam” (MATEUS 6:19) aquilo que conquistamos neste mundo.

Seja parte da Juventude da Primeira Igreja Batista, uma reunião de adolescentes e jovens que tem buscado crescer na dependência de Deus e no conhecimento de sua Palavra. Uma Juventude de primeira qualidade, não porque é autossuficiente, mas porque confia em Deus e desfruta da sua graciosa direção neste mundo em crise. Em primeiro lugar, Deus deve ser amado, acima de todas as outras coisas e acima de mim mesmo e, então, todas as coisas necessárias ao viver serão por Ele acrescentadas (MATEUS 6:33).

Deus sabe que precisamos ter muitas necessidades supridas (MATEUS 6:32), todavia Ele conhece as necessidades irreais, aquelas que nós mesmos criamos por causa da vaidade que assalta o coração humano. Nosso Criador nos tem dado a vida, o corpo, a inteligência, a família, a Igreja, o seu Espírito que em nós habita e tudo mais que, verdadeiramente, precisamos para viver em paz e fazer com que outros vivam bem.

Não é possível servir dois senhores (MATEUS 6:24). A Juventude de Primeira sabe que primeiro o Reino de Deus deve ser buscado e seus valores assimilados!

 

Pr. Tarcísio Farias Guimarães

 

Deixe um comentário