UMA IGREJA TRADICIONAL E MODERNA

UMA IGREJA TRADICIONAL E MODERNA

Chegamos ao final de um ano intenso e vislumbramos a chegada do ano do nosso centenário. A Primeira Igreja Batista em Divinópolis tem muito a recordar e muito a esperar das mãos do Senhor. Conservamos as tradições que nos foram ensinadas, como exorta-nos o Apóstolo Paulo em II Tessalonicenses 2:15, assim como queremos ser auxiliados e confirmados pelo Senhor em toda boa obra e palavra, como registra II Tessalonicenses 2:17.
Somos uma Igreja tradicional, pioneira em Divinópolis, firmada na doutrina apostólica e nos princípios bíblicos que identificam o povo batista. Estamos certos de que o modelo tradicional batista é alinhado com a Palavra de Deus, cheio de transparência e decência, o que gera bom testemunho em sociedade e glorifica o nome do nosso Deus. Por isso, conservamos ao longo de 2018 nossas tradições: estudamos com perseverança as Escrituras em cada celebração e aula da Escola Bíblica Dominical, bem como nos cursos promovidos para alcançar diferentes públicos. Realizamos assembleias ordinárias e extraordinárias para prestarmos contas à membresia da Igreja, com participação direta de todos os membros, os quais tiveram assegurados os direitos de falar e votar. Investimos na obra missionária e batizamos dezenas de novos crentes em 3 séries de batismos ao longo de 2018.
Somos uma Igreja moderna, que cresce acima da média dos evangélicos, em geral, e dos batistas, em particular. Trabalhamos por meio da cooperação entre diversos Ministérios e mantemos uma Equipe Ministerial formada por 10 obreiros que atuam na sede e nas 7 congregações, das quais 4 estão organizadas fora de Divinópolis. Mantemos nossas obrigações com 4 funcionários rigorosamente dentro daquilo que a legislação estabelece. Nossos projetos de prevenção a incêndio e pânico, de manutenção preventiva do elevador e dos 3 veículos, de reestruturação do som e de manutenção dos espaços civis que ocupamos contam com a aprovação de órgãos e profissionais competentes em cada área. Em 2018, climatizamos nosso salão de cultos com um sistema de refrigeração sustentável e saudável. Adquirimos um Piano digital YAMAHA para utilização no salão de Cultos do 4º andar e reforçamos o equipamento de som utilizado em atividades externas com a aquisição de uma mesa com 12 canais e 2 novas caixas de som. Reformamos e ampliamos espaços, adquirimos cadeiras e mesas, mantendo o equilíbrio financeiro e o crescimento orçamentário num ano de acentuada crise econômica para os brasileiros.
Atuamos em nossas instalações com todas as faixas etárias. Podemos destacar os cultos infantis, com casais e com a juventude realizados regularmente, assim como oferecemos capacitação no Centro de Educação Musical Batista, assistência pastoral, psicológica e jurídica a todos que o Senhor permite chegar a nós. Saimos das nossas modernas instalações no centro de Divinópolis e atuamos em Pequenos Grupos, em visitas constantes nos lares, em Acampamentos da Igreja, com quase 200 inscritos, e da Juventude, com mais de 100 inscritos em cada uma das 2 edições. Trabalhamos em congregações e no Presídio Floramar, local em que temos alcançado detentos e servidores públicos. Com este último grupo, realizamos culto e confraternização no final do ano.
Temos tido a oportunidade de produzir conteúdo edificante. Nosso boletins dominicais são publicados sem interrupção e veiculados na internet (site e redes sociais). O 2º volume da Revista PALAVRA VIVA foi produzido a partir do diagnóstico realizado pelo Ministério de Educação Cristã. O Anuário 2019 estará em nossas mãos nos próximos dias. A Bíblia do Centenário, personalizada pela Sociedade Bíblica do Brasil, está em fase de produção e em breve estará em nossas mãos. Esta publicação marcará as comemorações do nosso centenário com informações inseridas acerca da nossa história. Sermões, estudos bíblicos e textos têm sido produzidos a cada semana. Música cristã de excelente qualidade tem sido apresentada em nossas celebrações, com diversos Musicais apresentados por diferentes grupos.
Somos uma Igreja centenária a serviço do Deus Eterno, uma Igreja tradicional e moderna que, confiada em Deus, permanece fiel, forte e funcional. Celebraremos com ações, palavras e atitudes a graça que o Senhor nos tem dispensado em 1 século de história. Vamos, juntos, recordar aquilo que Deus tem feito entre nós e participar dos encontros especiais que serão divulgados e estarão em nossa agenda nos meses de fevereiro a julho de 2019.

Pr. Tarcísio F. Guimarães

Deixe um comentário