IDE E ENSINAI

IDE E ENSINAI

 

Existe um consenso entre os cristãos evangélicos quando se fala em grande comissão. A ordem do Cristo ressurreto aos seus discípulos, relatada em Mateus 28: 19 e 20, deve ser fielmente observada por todos aqueles que reconhecem o poder do Mestre no céu e na terra (Mateus 28:18) e identificam-se com a sua missão entre os homens. Esta ordem para ensinar os mandamentos do Senhor Jesus e batizar os seus novos discípulos é reconhecida como tarefa da Igreja de Cristo, uma verdadeira marca de fidelidade para os cristãos evangélicos.

A ordem de Jesus tornou-se a prática dos apóstolos e, consequentemente, da Igreja de Cristo no 1º século. Ensinar e batizar eram a via de mão dupla do trabalho apostólico, de modo que a expansão da Igreja nunca esteve dissociada do discipulado, do ensino contínuo das verdades do Senhor a todos que o confessavam como Cristo.

O apóstolo Paulo entendeu que a proclamação do Evangelho deveria incluir o ensino sistemático da fé em Cristo. Ele mesmo declarou esse compromisso à Igreja de Éfeso: “Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo” (Atos 20: 20 e 21). É o mesmo Paulo que afirma: “Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei” (I Coríntios 11: 23).

A Igreja de Cristo hoje precisa cumprir a grande comissão e fazer o mesmo que os primeiros cristãos fizeram, valorizando o ensino. As pregações, as letras das canções que entoamos, os estudos bíblicos e a Escola Bíblica Dominical (EBD) devem receber nossa atenção e dedicação para que tenhamos uma Igreja fundamentada na doutrina bíblica, cheia de saúde espiritual, afastada dos modismos teológicos tão comuns em nossos dias.

A EBD é uma grande possibilidade de crescimento para cada cristão individualmente, e para a Igreja de Cristo como corpo. O programa de ensino, os professores, a literatura e os demais recursos utilizados nos encontros presenciais aos Domingos ofertam ensino bíblico para o cristão do século XXI, que enfrenta o desafio de manter-se fiel a Cristo num mundo em constante mudança.

Convido você, querido irmão, a valorizar o ensino cristão com atitudes simples e eficazes: leia a sua Bíblia diariamente, leia os livros disponibilizados pela Biblioteca da PIB DIV, estude a sua revista da EBD, seja pontual ao chegar para a aula da EBD, convide amigos e familiares para estudarem em nossa EBD e ore para que Deus nos conceda a oportunidade de continuar construindo uma EBD bem frequentada.

 

Pr. Tarcísio Farias Guimarães

Deixe um comentário