Vem e vê

Um certo vendedor de laranjas, otimista e dedicado ao seu ofício, apresentava seu produto com um argumento recorrente. Dizia o vendedor aos que apenas olhavam para suas laranjas: – Prove minhas laranjas e você vai querer levá-las para casa, porque estas são as melhores laranjas que você pode encontrar. Mas, você precisa provar para confirmar que eu ofereço as melhores laranjas. E, assim, o vendedor ganhava muitos clientes.

Segundo a Palavra de Deus, em JOÃO 1:45, Filipe levou uma grande notícia a Natanael: “Acabamos de achar aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José”. Todavia Natanael duvidou que poderia vir alguma coisa boa de Nazaré, muito menos o Messias prometido por Deus. Natanael duvidou que o Messias fosse tão somente o filho de um certo carpinteiro chamado José.

Diante da dúvida de Natanael, Filipe, que queria levá-lo a Jesus, argumentou com as Escrituras, afirmando que Jesus era o Messias profetizado. Certamente, Filipe tinha em mente textos bíblicos como DEUTERONÔMIO 18:18, que diz: “Eis que lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar” e, ainda, MIQUEIAS 5:2, que assevera: “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. Essa argumentação apoiada nas Escrituras foi complementada pelo desafio descrito em JOÃO 1:46, quando Filipe disse a Natanael: “Vem e vê”.

Fala-se muito sobre Jesus no contexto de festividades natalinas, mas poucos conhecem a Jesus, centro do Natal. Muitos se perdem entre preocupações com presentes, banquetes, roupas e sapatos, e continuam perdidos, distanciados de Deus, porque jamais foram até o Messias e viram a grande salvação por Ele ofertada. Há muitas músicas de Natal mencionando o nome de Jesus mas, para muitas pessoas, este nome ainda não é o nome que está acima de todo nome, o nome que pode salvar o homem dos seus pecados.

Precisamos apresentar Jesus aos homens, mostrando-lhes que Ele é o cumprimento da promessa bíblica acerca do Salvador. Precisamos dizer a todos que apenas ouvem sobre Jesus: – Vem e vê! Precisamos dizer a todas as pessoas que, se olharem para os discípulos de Jesus, verão pessoas transformadas pelo poder de Deus. Precisamos, com ousadia e firmeza, imitar o vendedor de laranjas e dizer a todos: – Provem da vida com Jesus.

Neste Natal, aproxime-se de Jesus e inaugure um vivo relacionamento pessoal com Ele. Siga a Jesus de verdade e pratique seus ensinamentos. Vale para você o desafio de Filipe a Natanael: “Vem e vê”.

2 thoughts on “Vem e vê

Deixe um comentário