TODOS POR UMA EBD FORTE

TODOS POR UMA EBD FORTE

 

A Escola Bíblica Dominical (EBD) foi criada em 1780 na Inglaterra e chegou ao Brasil em 1855, no contexto de estabelecimento do trabalho missionário evangélico no Brasil Império. Está claro que o desafio de manter a EBD viva e relevante é enorme, mas podemos perceber também que a história da EBD e os ganhos proporcionados por sua estrutura em milhares de Igrejas locais, justificam nosso compromisso com seu fortalecimento. Todos os crentes devem valorizar a EBD e lutar para que a mesma seja fortalecida.

Os líderes da Igreja, especialmente seus pastores, devem proporcionar aos professores um programa de capacitação continuada, estratégia indispensável ao fortalecimento do corpo docente da EBD. Recursos didáticos, salas equipadas, literatura interessante e comprometida com a sã doutrina devem ser conquistados pelas Igrejas que querem ver sua EBD fortalecida. O trabalho dinâmico e consistente de professores comprometidos com o ensino cristão de qualidade tornará a EBD mais interessante para todos.

Os professores da EBD precisam ser bons crentes, gente que experimenta em seu viver aquilo que profere em seus lábios e faz brilhar seus olhos. Ao falarem das verdades eternas da Palavra de Deus e das grandes experiências das personagens da Bíblia, os professores devem falar daquilo que lhes toca de verdade. O estudo sistemático e regular das Escrituras deve ser acompanhado do envolvimento com todas as iniciativas que visam preparar professores para a realização de um trabalho excelente. Cada professor motivado e treinado é mais um motivo para que os crentes frequentem a EBD.

Os membros da Igreja devem manter vivo o compromisso da frequência regular às aulas da EBD, ainda que existam algumas dificuldades por vencer. Estamos a caminho de construirmos uma EBD mais forte, por isso, cada aluno da EBD deve ser paciente e orar ao Senhor em favor do fortalecimento da EBD. Poder estudar a Bíblia com pessoas comprometidas com a Palavra de Deus já é um grande motivo para que todos os membros da Igreja participem da EBD e nos ajudem no processo de fortalecimento da mesma. Os nossos amigos descrentes também devem ser convidados para estudarem a Bíblia conosco na EBD.

A EBD é indispensável para que a missão da Igreja de Cristo seja cumprida nos dias atuais. É tempo de valorizá-la, fortalecendo-a para que a Igreja seja mais madura e mais alinhada às Escrituras Sagradas. Num país com tantos índices baixos de escolaridade e qualidade do ensino, a EBD é um espaço a mais de ensino-aprendizagem. Muitos analfabetos convertidos a Cristo, decidiram aprender a ler porque queriam ler a Bíblia e a revista da EBD. Isso é maravilhoso!

Vamos trabalhar juntos para que a EBD seja fortalecida na PIB e as manhãs de Domingo continuem sendo valorizas entre nós. Os alunos e professores que lotam nossas salas da EBD são um apelo semanal para que, todos juntos, continuemos fazendo da nossa EBD aquilo que a história já tem provado: a EBD é a maior e melhor escola do mundo!

 

 

                                                                                                        Pr. Tarcísio Farias Guimarães

Deixe um comentário