FAMÍLIA: O DESAFIO DE AMAR SEMPRE

FAMÍLIA: O DESAFIO DE AMAR SEMPRE

 

Jogos esportivos e outras competições do viver alimentam-se de desafios. O mercado de trabalho desafia cada trabalhador ao rendimento crescente todo dia. Nas instituições educacionais os desafios podem ser chamados de provas, testes ou avaliações. Nutricionistas, médicos, enfermeiros e tantos outros profissionais que atuam na área da saúde aplicam aos seus pacientes, constantemente, desafios para que a alimentação seja mais saudável e o corpo melhor tratado. Até mesmo o maléfico jogo “baleia azul” conquista a atenção de seus participantes por meio de desafios que chegam à casa de meia centena.

Se a vida é feita de desafios, então, por que não aceitar o desafio de viver sempre em amor na família? O desafio é mesmo enorme. Amar todos os membros da família e ser amado por estes o tempo todo, sem pausa, sem recuo, sem reclamação, na certeza de que o amor “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (I CORÍNTIOS 13:7). Cada fase da história familiar traz consigo grandes recompensas e o resultado final é um grande e insubstituível prêmio: a felicidade no lar. Deus sempre ajuda seus filhos a vencerem estes desafios. Que boa notícia!

Ame sua família mesmo quando você for preterido nas decisões do lar ou ferido pelos seus familiares. Quem ama é capaz de perdoar, assim como Deus, em Cristo, nos amou e nos perdoou de pecados cometidos contra sua santidade. MARCOS 11:25 nos ensina que “quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas”. Quem perdoa, vence o desafio de amar sempre.

Ame sua família num tempo em que a vida no lar é desvalorizada, exposta aos cálculos do mundo comercial e culpada de empobrecer seus provedores. Quem ama, vive disposto a dar a própria vida em favor dos seus amados, sem expectativa de retorno, sabendo que a família é uma bênção da parte de Deus (SALMOS 128:4). Invista tempo, saberes e recursos financeiros em sua casa e você vencerá o desafio de amar sempre. Creia que Deus te ajudará sempre a conquistar o sustento dos seus amados.

Ame sua família e, assim, demonstre sua fé genuína em Deus. A família é grandemente valorizada pela Palavra de Deus, de tal maneira que o cuidado com o lar é pré-requisito para que alguém cuide da Igreja: “Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia. Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?” (I TIMÓTEO 3:4,5). Aceite o desafio de amar a família sempre, porque você é um cristão submisso a Deus e aos seus conselhos revelados nas Escrituras.

Eu aceito o desafio. Para sempre. E você? Já aceitou esse desafio?

 

Pr. Tarcísio F. Guimarães

Deixe um comentário