NECESSIDADES DAS CRIANÇAS

NECESSIDADES DAS CRIANÇAS

 

Estávamos os três na cama: eu, Susan e Társis. Seguindo à tradição da família, estava na hora de ouvir a história bíblica antes de dormir. Em outra noite, Sâmela havia apresentado a lição sobre Deus, que aparece no início do Livro “O Evangelho Para Crianças”, de John B. Leuzarder. Na noite anterior, eu falei sobre a Bíblia. Chegamos, então, à lição sobre o pecado e suas consequências. Conversamos muito sobre aquilo que provoca a ira do nosso Deus, o destino eterno de quem permanece no pecado e como podemos nos livrar da condenação anunciada pela Palavra de Deus.

Meus filhos, com 8 e 6 anos de idade, demonstraram mais uma vez grande interesse no plano de Deus para nossas vidas. Assim como qualquer outra pessoa, eles têm necessidades espirituais. Refirmaram a conversão a Cristo e relembraram o momento em que, voluntariamente, confessaram Jesus como Salvador pessoal. Susan entregou-se a Cristo num culto doméstico, há alguns anos. Társis, no início do ano atual, enquanto nos dirigíamos para a aula de bateria, declarou seu amor por Jesus e o desejo de servi-lo eternamente. Chegamos à garagem da Igreja e, juntos, oramos ao Senhor antes do início da aula, quando Társis entregou sua vida a Jesus dentro do carro.

O mundo contemporâneo nos desencoraja a confrontarmos as crianças com suas necessidades espirituais, ao tempo em que nos manda insistentes recados para que sejam supridas as necessidades intelectuais e sociais da infância. Todavia, uma criança que estuda inglês, acessa smartphones e participa de viagens internacionais, pode também pensar acerca do plano de Deus para sua vida e responder, segundo o seu nível de compreensão, ao convite do Evangelho.

Insista no testemunho cristão aos seus filhos “assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (DEUTERONÔMIO 6:7). Apresente a Palavra de Deus aos pequeninos “e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus” (MARCOS 10:14). Eles precisam conhecer o plano do amor de Deus, experimentar perdão para seus pecados e desfrutar da segurança eterna que só conhece aquele que foi salvo por Jesus. Precisam desfrutar também da vida na Igreja de Cristo e servir ao Senhor com alegria, alcançando outros com a mensagem do Evangelho.

Dentre as necessidades das crianças, estão aquelas relacionadas à vida espiritual. Não se negue a encaminhar a Cristo aqueles a quem Ele sempre recebeu de braços abertos. Fale sobre a graça de Deus e o perigo da condenação eterna. Demonstre que sua vida com Cristo é maravilhosa e ofereça-a aos seus filhos, netos, sobrinhos etc.

 

Pr. Tarcísio Farias Guimarães

 

Deixe um comentário