REUNIDOS PARA ORAR

REUNIDOS PARA ORAR

 

Você já percebeu que a Bíblia descreve a existência de reuniões de oração na Igreja primitiva e nos encoraja a fazer o mesmo? Mais do que evento e superior a uma tradição denominacional, as reuniões de oração são parte do plano de Deus para sua Igreja. Encontramos sólida base bíblica para sustentar a necessidade de nos reunirmos regularmente para orar.

Enquanto aguardavam o cumprimento da promessa do Senhor e, consequentemente, o surgimento da Igreja por Obra do Espírito Santo, os cristãos estavam reunidos em Jerusalém e fora de Jerusalém (ATOS 1:4,12), e “perseveravam unânimes em oração” (ATOS 1:14). Certamente, lembravam-se constantemente da promessa do Senhor: “Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (MATEUS 28:19,20) .

Os membros da Igreja de Cristo no 1º Século “perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” (ATOS 2:42). Encaravam e venciam as perseguições reunidos em oração: “E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a Palavra de Deus.” (ATOS 4:31). Decidiam em oração e oravam por cada decisão tomada: “E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.” (ATOS 6:6).

Os cristãos primitivos reconheceram que um dos mandamentos mútuos é praticado ao máximo nas reuniões de oração, por isso, exortavam a Igreja, da parte de Deus, nos seguintes termos: “orai uns pelos outros” (TIAGO 5:16). Comumente, os crentes pediam à Igreja para serem lembrados em oração. Em cartas direcionadas aos crentes reunidos na condição de igreja local, encontramos tal apelo: “Irmãos, orai por nós” (I TESSALONICENSES 5:25)

Devemos viver “orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” (EFÉSIOS 6:18). Portanto, venha orar conosco na Terça-feira, às 19:30, no Salão do 4º Andar, quando o Ministério de Oração dirige esta reunião. E também na Quinta-feira, às 19:30, no Salão de Cultos, quando os pastores da Igreja dirigem o culto de oração e estudo bíblico. Certamente, nossa Igreja e cada membro em particular serão fortalecidos no Senhor!

 

Pr. Tarcísio Guimarães

 

Deixe um comentário