VIVER O CÉU NA TERRA

A ressurreição corpórea de Jesus confirmou que a Bíblia é verdadeira e que Deus faz milagres. O Senhor prometeu e cumpriu que permaneceria com Seus discípulos para sempre. Através do relacionamento com Ele, podemos experimentar o perdão dos pecados e a vida eterna. Contudo, além da experiência pessoal e da esperança futura, o poder da ressurreição deve ser estendido a todas as dimensões da vida como uma antecipação da nova criação que a vitória de Cristo sobre a morte inaugurou.

O novo mundo de Deus já começou. O “corpo espiritual” de Cristo, recebido no ato da ressurreição, representa as “primícias” da eternidade (I Co. 15:20). Aqueles que estão unidos a Cristo pelo poder da ressurreição, foram capacitados para trazerem o estilo de vida do Céu para a Terra. Devemos orar e agir assim, como o próprio Senhor nos ensinou: “faça-se a tua vontade assim na terra como no céu” (Mt. 6:10).

Há tanto para fazer! Por isso, devemos transbordar esta graça em palavras, ações e atitudes, mantendo-nos firmes e inabaláveis no serviço cristão (I Co. 15:58). A Páscoa não é apenas uma celebração do evento sobrenatural da morte e ressurreição de Cristo, mas o ponto de partida para a missão contínua da igreja. Na Páscoa, a igreja não apenas proclama a verdade sobre Jesus ser o Cristo, mas compromete-se a viver as implicações do que anuncia.

William Barclay resumiu o ensino de Paulo em Filipenses 3:17-21 de maneira muito simples: “o crente é um cidadão do céu que mora na terra”. Ele explica que Filipos era uma colônia romana e, como em todas as demais, seus cidadãos eram, predominantemente, soldados aposentados que recebiam, como recompensa, a plena cidadania romana. A missão desses novos cidadãos era manter a cultura de Roma mesmo na colônia mais distante. Quando Paulo disse “a nossa pátria está nos céus” (Fp. 3:20), ele quis comunicar que o alvo do cristão é viver cada dia aqui na Terra para trazer a cultura do Céu. A conduta, as prioridades, os relacionamentos, tudo deve ser coerente com a cidadania celestial.

A missão da igreja consiste, exatamente, em implementar os resultados da ressurreição no mundo atual. O amor e a justiça de Deus só podem ser conhecidos mediante o poder que ressuscitou a Jesus Cristo dentre os mortos, atuando continuamente na vida de quem permanece n’Ele pelo Espírito Santo. Celebremos a verdade da Páscoa, mas, além disso, vivamos radicalmente esta mensagem.

Pr. Petrônio Borges Jr.

Ministro de Formação Cristã