VIVENDO A FELICIDADE PLENA NA JUVENTUDE

A juventude é um dos períodos mais empolgantes da vida. Todos que já foram e são jovens, têm experiências marcantes para serem compartilhadas e cultivadas. Este momento é especial, pois, tudo se torna muito intenso, e é esta intensidade que faz cada minuto ser aproveitado. A escolha do curso, o ingresso na Faculdade, os primeiros passos para o namoro, o primeiro emprego, o planejamento para o casamento. Tudo isso é encarado como momentos únicos, como de fato são.

Apesar de vivermos uma mudança significativa em cada geração, no que diz respeito ao conceito de juventude, os desejos dos jovens de cada geração convergem para a mesma direção. Isso faz com que seus objetivos sejam incomuns, apesar da diferença de percepção do mundo ao redor. De forma igualitária, todos querem ser felizes. Todos os jovens querem aproveitar sua juventude e, de fato, são encorajados pelas Escrituras a fazerem isso. Salomão, inspirado por Deus, diz: “Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem o teu coração e agradam os teus olhos…” (Eclesiastes 11:9a). Que convocação maravilhosa a respeito da busca pela felicidade! No entanto, o final da sentença de Salomão traz um alerta. Ele diz: “… sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. (Eclesiastes 11:9b).

Este não é um chamado ao medo, mas sim uma exortação à permanência na presença de Deus. Pois, não existe outro lugar onde o jovem vai conseguir alcançar a felicidade que tanto almeja a não ser na presença do Senhor. O salmista assegura esta verdade dizendo: “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra delícias perpetuamente” (Salmos 16:11). Alegria perpétua só há na presença de Deus. É viver esta verdade que te fará se alegrar mais com a vontade de Deus, relevada em sua Palavra, do que com todos os bens deste mundo. O jovem salmista afirma: “Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas” (Salmos 119:14). O que são as riquezas deste mundo comparadas com a presença do Senhor? Nada! Está é uma comparação retórica.

“Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes…” (I João 2:14). Sendo assim, não desperdicem a juventude, a força de vocês em algo passageiro. Corram atrás dos seus objetivos, busquem com toda força seus sonhos, planejem o futuro. Porém, nunca se esqueçam que o fim para o qual vocês foram criados é a glória de Deus. Plena satisfação e verdadeira alegria vocês só encontrarão no cumprimento deste propósito. “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (I Coríntios 10:31).

M.J. Igor Soares