CLICKBAIT – FÉ SEM FINGIMENTO

Seria normal perguntar o que a expressão ClickBait tem a ver com uma fé sem fingimento. ClickBait é uma tática usada na internet para gerar tráfico online por meio de conteúdos sensacionalistas ou enganosos. Partindo deste pressuposto, a JUPIB tem refletido acerca do que significa ter uma fé verdadeira, quais os aspectos e pelo que luta essa fé.
Nos dias de hoje, pluralidade de ideias é tão expressiva que o conceito de fé também se tornou plural. São muitas as definições de fé e a consequência disso é a confusão. Muitos associam a fé a sentimentalismo: otimismo é o primeiro da lista de definições. A fé deixou de ser o meio de se render ao Salvador. Deixou de ser confiança irrestrita em Deus. A fé não é mais “o firme fundamento” (Hebreus 11:1). O conceito de fé é o oposto da consciência de impotência para justificar-se. A fé exposta hoje em dia é a fé que transforma o homem naquilo que ele não é, a ponto de dizer que ele pode dar ordens para Deus. Em última instância, a fé se tornou uma porta aberta que dar acesso aos desejos egoístas do coração humano.
Não faltam testemunhos de pessoas que tiveram fé em Deus e se decepcionaram, pois não alcançaram aquilo que foi prometido. Mas a reflexão é a seguinte: Como a fé em quem é Perfeito pode decepcionar? Talvez a decepção seja fruto da crença naquilo que as Escrituras nunca prometeram. Não estou me referindo a um ceticismo que nos cega em relação à confiança em Deus, me refiro ao conceito de fé desassociado das Escrituras.
A fé em Cristo nos garante vida eterna: “Quem crê em mim tem a vida eterna” (João 6:47). A fé em Cristo nos garante justificação e paz: “Justificados, pois, mediante a fé temos paz com Deus” (Romanos 5:1). Ninguém se decepciona quando crê em Cristo e desfruta daquilo que Ele prometeu. Então, por que temos tantas pessoas decepcionadas por colocarem sua fé em Deus?
Paulo caminhou tempo suficiente ao lado de Timóteo para constatar que sua fé não era um ClickBait (II Timóteo 1:5). O que motivou o apóstolo Paulo a dizer que a fé de Timóteo era sem fingimento? Será que Timóteo, em momentos de hostilidade, como vivenciados por Sadraque, Mesaque e Abede-nego, não negou o Deus em quem confiava? Paulo viu coragem e disposição na vida de Timóteo para o serviço ao Senhor? Será que Paulo se impressionou ao ver Timóteo batalhando por sua fé frente aos falsos mestres? São muitas as probabilidades. O fato é que Timóteo tinha uma fé autêntica. Diante da constatação de Paulo sobre a fé de Timóteo, uma pergunta é bem sugestiva para a nossa reflexão: A minha fé é verdadeira ou é um ClickBait?

Pr. Igor Soares