ESTÁ CONSUMADO!

A vitória da igreja não está no seu templo, em seu rol membros ou nos programas que realiza. A igreja é vitoriosa pela sua participação na morte e ressurreição de Cristo. A morte de Jesus foi expiatória, ou seja, substitutiva.  A Sua ressurreição dentre os mortos confirmou que Sua morte foi um sacrifício aceito por Deus para a salvação de todo aquele que crê. A união com Cristo na cruz pela fé nos torna participantes da Sua vitória.

O Evangelho de João narra que Jesus foi entregue pelos judeus para os romanos (JOÃO 11:49-53). Contudo, mesmo quando veio a ser pregado na cruz, O Senhor não se apresentou como um fracassado, mas declarou o cumprimento da sua missão. Horas antes Ele já havia afirmado: “Eu venci o mundo” (JOÃO 16:33). Sua declaração, “Está consumado” (Tetelestai no grego) o apresenta como vitorioso. A igreja, unida a Ele pela fé, participa desta vitória. A cruz é o fundamento da vitória da igreja, da vitória cristã. A leitura do Evangelho de João, especialmente JOÃO 19:28-30, nos permite conhecer pelo menos três razões para afirmarmos que a morte de Jesus, e sua posterior ressurreição, representam a base para uma vida cristã vitoriosa:

                A PROFECIA FOI CUMPRIDA. Tetelestai significa aquilo que foi perfeitamente cumprido. Jesus expressou-se assim com referência às profecias messiânicas. Ele cumpriu a Lei em seu nascimento (LUCAS 1:21-24) e no batismo (MATEUS 3:13-17), por exemplo. No embate com os religiosos dos judeus, declarou que não havia nEle pecado (JOÃO 8:46). Sua messianidade foi provada por uma vida de obediência à Lei. Até mesmo o confuso Pilatos atestou a sua inocência (LUCAS 23:14). A igreja é vitoriosa porque é capaz de também cumprir a vontade de Deus “em Cristo” (GÁLATAS 2:17-21; ROMANOS 7:24-8:1-4). Contudo, a Lei para o cristão não é um meio de alcançar mérito diante de Deus, mas uma “regra de gratidão”, ou seja, uma forma de expressar a gratidão por ter recebido os méritos do sacrifício de Cristo na cruz.

                A REDENÇÃO FOI CONCLUÍDA. Tetelestai refere-se àquilo que foi pago, realizado. Era carimbado sobre o escravo que havia sido comprado. Jesus foi profetizado como redentor (GÁLATAS 3:15; 4:4-5; JOÃO 1:29). Quando ele entregou sua vida na cruz, o véu do Templo foi rasgado de alto a baixo, mostrando que a profecia estava cumprida e o sacrifício, aceito (MATEUS 27:51). O pecado gera culpa, como mostram os Salmos penitenciais (Sl 32; 51). Carregamos também a culpa existencial, a impossibilidade de nos aceitarmos total e continuamente. Mas Jesus se fez pecado por nós (ISAÍAS 53:4-5; ROMANOS 5:1;11;19) e recebemos plena aceitação de Deus por estarmos unidos a Ele (HEBREUS 4:15-16). A vitória da igreja está no fato de ser constituída por “pecadores salvos”.

O INIMIGO FOI DERROTADO. Tetelestai é o grito de vitória na marcha triunfal. Jesus é o “vencedor ferido”. Ele já era vencedor antes da cruz. Ele não morreu por um ato humano, mas por decisão voluntária (JOÃO 10:17). A vitória sobre o “príncipe deste século”, Satanás, aconteceu na cruz (COLOSSENSES 2:14-15; 1JOÃO 3:8).

A igreja é vitoriosa porque está unida ao “Vencedor Ferido” na cruz. A igreja vitoriosa obedece por gratidão, celebra o perdão e proclama o Evangelho com autoridade. Diante destas verdades, cabe-nos a reflexão pessoal: Qual a motivação da nossa obediência? Temos celebrado com alegria a nossa salvação? Proclamamos este Evangelho intencionalmente e com autoridade?