O AMOR JAMAIS ACABA!

O mais belo hino que a humanidade conhece acerca do amor está na Bíblia Sagrada, em I CORÍNTIOS 13:1-8. Escritores, poetas, professores têm exaltado a beleza destes versos inspirados. A sentença final é arrebatadora: “O amor jamais acaba”. Deus, o Autor e Sustentador do verdadeiro amor, é exaltado em um contexto de conflitos entre os cristãos coríntios, quando o Apóstolo Paulo buscou remediar a situação com um convite à vida em amor.
Nesta pausa, enquanto falava de dons espirituais à imatura Igreja de Corinto, Paulo disse aos crentes que faltava-lhes amor em meio a todos os dons que eram encontrados naquela Igreja. Os dons espirituais duram algum tempo. O amor, que é o melhor de todos os dons, durará eternamente e é ofertado a todos por Deus. É indicado a todos como o “caminho sobremodo excelente”. Esse caminho serve à família.
O verbo piptei, utilizado no verso 8, pode ser traduzido por falhar, tornar-se inválido, entrar em colapso, decair, acabar. A Palavra de Deus afirma que o verdadeiro amor jamais experimenta colapso. Mais que emoção, superior à paixão, amor é o compromisso que se estabelece no interior de quem conhece o amor de Deus. Deus é amor (I JOÃO 4:8,16) e nos capacita a amar o outro em todo tempo.
Uma família precisa, prioritariamente, viver em amor. O amor é indispensável à família que deseja permanecer saudável neste mundo adoecido. Esse fruto do Espírito deve ser encontrado nas famílias que servem a Deus. O maior dom de Deus não pode ser imitado por Satanás, tem duração eterna e está disponível a todos os homens. Pais, filhos, irmãos devem se colocar nesta estrada maravilhosa.
Se houver amor no lar, as lutas do cotidiano serão vencidas, o casal permanecerá unido e toda a família terá paz enquanto o mundo se desfaz em conflitos. O amor é maior que a fé e a esperança (I CORÍNTIOS 13:13). Precisa ser vivenciado na Terra como antecipação daquilo que vivenciaremos no céu. Famílias que vivem em amor, nunca se abalam (CÂNTICO DOS CÂNTICOS 8:7).
Jesus Cristo é a personificação de tudo que está descrito no texto em voga, portanto, por meio dele, podemos viver em amor no contexto da família dia após dia.

Pr. Tarcísio Guimarães