FORTALECEI-VOS EM FAMÍLIA!

Deus chamou os crentes de Éfeso a buscarem poder no Senhor para alcançarem vida abundante em família. Depois que o Apóstolo Paulo descreveu os papéis de cada ente, uma ordem foi estabelecida em Efésios 6:10: “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. Esta chamada foi dirigida àqueles que deveriam viver no lar cristão em conformidade com o Espírito que capacita o salvo a viver um padrão para os relacionamentos superior ao do mundo perdido. A ordem é para todos: esposa e esposo (Efésios 5:22-33), pais e filhos (6:1-4), senhores e servos (6:5-9).
Paulo escreveu a carta aos Efésios, inicialmente, para pessoas que ele conhecia muito bem, a quem ele ensinou “publicamente e também de casa em casa” (Atos 20:20). Ao despedir-se dos irmãos de Éfeso, Paulo relembrou o “status” dos seus destinatários: “todos vós, em cujo meio passei pregando o reino” (Atos 20:25). O Apóstolo estava certo da convicção dos seus destinatários, mas também conhecia suas dificuldades para exercerem a fé em casa. O desafio do passado é atual. A Palavra de Deus, viva e eficaz, nos chama a buscar poder do Alto para que as nossas casas reflitam a nossa profissão de fé. Não é fácil, todavia é um alvo que pode ser atingido.
No grego, o imperativo “sede fortes” está na voz passiva: “fortalecei-vos”. É necessário se expor ao Senhor Todo poderoso a fim de receber o poder necessário para que seja alcançada a vitória na batalha diária. Lançar mão das armas espirituais é fazer aquilo que o poderoso exército romano fazia nos dias de Paulo. O legionário romano não ousava enfrentar o inimigo desprovido da sua armadura. Nossas “armas da luz” (Romanos 13:12) são aquelas apresentadas em Efésios 6:14-19.
Deleitem-se no vasto ensino bíblico acerca da vida no lar cristão. Relembrem aquilo que tem sido compartilhado no mês da família em nossa Igreja. Pratiquem aquilo que tem sido estudado nos cursos oferecidos aos homens, às mulheres e à juventude para que assumam seu lugar na família. Busquem auxílio do Ministério da Família sempre que necessitarem de apoio. Imitem famílias que têm buscado imitar a Cristo.
“Fortalecei-vos” é o tema da nossa Igreja para 2022 e deve ser o alvo permanente de cada família cristã. É no Senhor e na força do seu poder que encontramos os recursos necessários para encararmos as batalhas do campo minado que é o mundo influenciado pelo maligno.

Pr. Tarcísio Guimarães