DEZ LEMBRETES PARA JUNHO

I) Lembre-se que as festas juninas, originalmente chamadas de joaninas, são eventos religiosos criados para promoção da devoção ao ídolo católico João, havendo também neste mês forte apelo à devoção a Pedro e Antonio. Estas festas idólatras somaram-se às festas indígenas comuns neste período para cultuar elementos da natureza que favorecem a agricultura.
II) Lembre-se que, mesmo quando não há propaganda explícita, cada evento junino ajuda a manter viva a tradição idólatra do nosso país.
III) Lembre-se que o Estado brasileiro é laico, portanto, não é legal obrigar estudantes e trabalhadores a participar de eventos religiosos, a exemplo das festas juninas, sob ameaça de perda de pontos nas disciplinas escolares ou de perda do ponto no livro de registros da empresa.
IV) Lembre-se que os descrentes estão observando suas atitudes e querem saber da firmeza da sua fé quando o contexto é desfavorável ao verdadeiro cristão.
V) Lembre-se que você é um missionário de Cristo onde estiver e as pessoas que estão à sua volta precisam ser alcançadas com a mensagem do Evangelho, portanto, é preciso explicar, pela Palavra de Deus, que não convém a um salvo por Cristo continuar participando da mesa dos ídolos.
VI) Lembre-se que você pode confraternizar-se com as pessoas em outros locais, sem que haja qualquer associação com a Festa de São João, ou de São Pedro, ou de Santo Antonio.
VII) Lembre-se que as festas juninas promovem o uso de bebidas alcoólicas, contribuindo para que haja aumento considerável nos conflitos interpessoais e nos acidentes em rodovias neste período.
VIII) Lembre-se que a participação nas festas juninas mantêm muitas pessoas enganadas, as quais invocam pessoas que já morreram e que, por isso, não podem ouvir suas preces e promessas, a exemplo de João, Pedro e Antonio.
IX) Lembre-se que ao Deus Criador, e somente a Ele, devemos agradecer pelo bom fruto que a terra produz.
X) Lembre-se da instrução bíblica válida para todos os tempos: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (I João 5:21).

Pr. Tarcísio Guimarães