UMA ALIANÇA COM OS OLHOS

“Cuidado olhinho o que vê, cuidado olhinho o que vê. O Salvador do céu está olhando pra você”. Somente na fase adulta da vida podemos compreender bem o corinho infantil. O olho é o valioso órgão do sentido que nos apresenta as maravilhas da criação divina mas pode também nos apresentar aquilo que é reprovado por Deus, por isso, devemos utilizá-lo com cuidado, no temor do Senhor.
Penso que tem fundamentação bíblica a famosa frase: “os olhos são a janela da alma”. Jesus diz em LUCAS 11:34: “São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas”. Uma mente poluída serve-se de imagens que foram capturadas pelo olhar indevido e insistente. A Escritura chama isso de “paixão dos olhos”, aquele incontido desejo de possuir o que se mostra agradável aos olhos (I JOÃO 2:16).
É preciso “vigiar” os olhos para que não se mantenham presos àquilo que chama a atenção nesta época de grande estímulo ao consumismo e de farto apelo à sexualidade desregrada. Nas ruas povoadas por pessoas que se vestem de modo indecente e no secreto dos acessos ao conteúdo oferecido pela internet, vemos aquilo que não deveríamos ver. Diante de tantas e insistentes tentações, o autor inspirado propõe uma aliança com os olhos. Sua decisão é não continuar olhando para aquilo que pode levá-lo à torpe cobiça, a pecar contra o Senhor e amargar as tristes consequências do pecado: “Fiz aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela?” (JÓ 31:1).
Encontramos nos relatos de personagens da Bíblia e entre pessoas que conhecemos as evidências do desastre que olhos cobiçosos podem provocar. São alertas para que os olhos não se fixem em imagens destrutivas para a alma. É sábio considerar com muita atenção o alerta de Jesus: “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás.
Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno” (MATEUS 5:27-29).
O Deus que, em sua onipresença, tudo vê, nos pedirá contas da “mordomia” dos olhos. A Escritura nos lembra que “todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (HEBREUS 4:13), portanto, façamos uma aliança com os olhos para que não se entreguem à cobiça, para que não continuem fixando-se naquilo que deve ser evitado.

Pr. Tarcísio Guimarães