UMA IGREJA PARA TODOS

“Louvem o Senhor, moços e moças, velhos e crianças!” (Salmos 148:12 – NTLH)

Todos devem louvar a Deus e alegrar-se nele para que tenham vida plena. O convite do salmista é para toda a criação. Pessoas de todas as idades, em quaisquer condições, em muitos lugares, são incluídas no convite revelado pelo Senhor no Salmo 148. Na Igreja dos nossos dias também deve haver lugar para todos porque a Igreja é o povo que vive para a glória de Deus.
Somente a limitação do coração influenciado pelo pecado explica a dificuldade para que as gerações vivam em harmonia. Muros são erguidos entre jovens e idosos neste mundo de tribos e guetos. Crianças e adultos já não são encorajados a ver filmes e ler livros juntos. Isso pode acontecer até mesmo na Igreja. A bênção da intergeracionalidade pode deixar de ser experimentada no culto e nas atividades da Igreja se aceitarmos irrefletidamente o jeito de ser do mundo.
Não se conforme com o mundo descaracterizado pelo egoísmo e pela intolerância. Aproxime-se do seu semelhante com a certeza de que o Criador de todos é o único e verdadeiro Deus. Ouça e fale ao outro com respeito. Perdoe e peça perdão ao próximo com amor. Viva e deixe o outro viver em paz. Alcance vidas para Jesus em qualquer idade e sob qualquer condição. Creia naquilo que disse o Senhor a Samuel quando o jovem Davi foi ungido o novo rei de Israel: “O Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração” (I Samuel 16:7).
A Igreja de Jesus é para todos os que nele creem e, por isso, já rejeitaram a velha vida nas trevas. Todas as gerações têm espaço para servir e receber cuidados entre os servos do Senhor. Todos podem ter participação na execução da missão que Jesus nos confiou. Todos devem viver em submissão à Palavra de Deus. Todos são responsáveis por todos.
Somos uma Igreja centenária para todos. Não somos e não queremos ser a Igreja da galera jovem ou a Igreja dos antigos. Olhe à sua volta em qualquer celebração da nossa Igreja e você verá muitas crianças, muitos adolescentes, muitos jovens, muitos adultos e muitos idosos participando da adoração que, juntos, entregamos a Deus. Que grande vitória Deus nos tem dado e que inspiração podemos ser para outras Igrejas que vivenciam intermináveis conflitos de gerações!

Pr. Tarcísio Guimarães