UMA IGREJA COM PRINCÍPIOS

A palavra “princípio” tem origem no latim. “Principius” significa “origem” ou “início” e refere-se aos fundamentos de algo ou alguém. Quando alguém diz que tem princípios, de modo geral refere-se à origem familiar com seus bons ensinos que o distinguem de muitas outras pessoas e até o tornam mais firme frente aos descaminhos dos outros. Falar de princípios em dias de relativização de valores é um grande desafio.
A crise de autoridade do nosso tempo anda de mãos dadas com a crise de propósitos para pessoas e instituições. Não se apontam caminhos porque muitos não sabem para onde caminham. Até mesmo em matéria de fé, princípios são colocados à margem dos planos traçados por pessoas e denominações. Para sobreviver e crescer, muitas Igrejas estão dispostas a desprezar seus princípios originais.
John Landers, em seu Livro “Teologia dos Princípios Batistas”, afirma logo no prefácio que “os princípios de cada denominação são, ou pelo menos devem ser, coerentes entre si, de modo que levem o grupo a apresentar uma visão global das Escrituras e da fé cristã”. A doutrina bíblica lida a partir da pessoa e dos ensinos do Senhor Jesus nos levam a adotar certos princípios que têm sido distintivos dos batistas ao longo da história. A rejeição a tais princípios faz com que a designação “batista” seja inapropriada a muitos que a utilizam. Normalmente, pseudobatistas intitulam-se batistas buscando associação com a credibilidade que os batistas fiéis construíram.
A Primeira Igreja Batista em Divinópolis é uma Igreja com princípios. Não negociamos aquilo que Deus aprova. Não trocamos nossas origens por crescimento numérico rápido, influência política, recursos financeiros extraordinários e aprovação de uma geração incrédula. Somos uma Igreja fundamentada nos princípios aceitos em sua organização eclesiástica no dia 27 de Julho de 1919. Precisamos, em oração, nos revisar a fim de retornarmos aos bons princípios caso estejamos nos afastando deste sólido fundamento.
Cremos que a Bíblia deve ser a única regra de fé e prática para os cristãos. Cremos que o Espírito Santo habita cada cristão desde a sua conversão a Cristo, capacitando-o para examinar e interpretar as Escrituras. Cremos que a Igreja local é autônoma e soberana em suas decisões, governada democraticamente pela congregação dos salvos por Cristo. Cremos que o batismo e a ceia do Senhor são ordenanças de natureza simbólica e não sacramentais. Cremos que todo ser humano é responsável por si mesmo diante de Deus, sendo livre para vivenciar suas convicções religiosas, ainda que não concordemos com tais convicções. Cremos que a cooperação com outras Igrejas Batistas é voluntária e deve ser exercida com respeito aos demais princípios batistas. Cremos que devemos ser uma Igreja livre em um Estado livre, portanto, não nos vinculamos a governos e partidos políticos.
Temos princípios valiosos. Se você os aceita, junte-se a nós e vamos servir ao Senhor!

Pr. Tarcísio Guimarães