UMA IGREJA MISSIONÁRIA

Os pioneiros batistas em Divinópolis creram que Deus os trouxe para esta terra como missionários. Não vieram viver em Divinópolis tão somente para trabalhar, criar filhos e estabelecer novas amizades. O Pr. Henrique Edwin Cockell, nosso primeiro pastor, descreveu este esforço evangelístico: “Aos sábados, depois do serviço se reuniam a fim de poderem no domingo muito cedo prestarem culto ao Deus vivo, escolhendo para isso o campo debaixo de alguma árvore copada. Muitas foram as orações que se elevaram ao Trono da Graça em favor da conversão das pobres almas neste lugar e o estabelecimento de um trabalho efetivo (…) Este irmão continuava as orações matutinas aos domingos, buscando a solidão dos campos para a sua realização, sempre esperançoso de ver algum dia a resposta do seu Deus. Começou a falar aos companheiros de serviço sobre a salvação e a distribuir entre eles exemplares das Escrituras” (FERREIRA, Elizeu. Ata nº 1: os Batistas de Divinópolis rumo ao centenário, Divinópolis: ADL, 2013, p. 35 e 36).
Em 1915, os poucos crentes que viviam em Divinópolis receberam a visita do Seminarista Florentino Ferreira, que viria a ser nosso segundo pastor. Em 1916, foram visitados pelo Pr. Cockell, quando já estavam reunindo-se como congregação da Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte. Em 1917, foram visitados pelo missionário Daniel Frank Crosland, quando também passaram a contar com o apoio do Dc. Antonio da Costa Rangel, vindo da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro. Em 1918, a pequena congregação foi visitada pelo missionário Otis Pendleton Maddox. Deus providenciou recursos para o cumprimento da missão confiada aos seus servos em Divinópolis. A Igreja Batista foi organizada em 27 de Julho de 1919, com 31 membros.
Nossa Igreja é fruto da obra missionária para que faça missões. Jesus, ao enviar seus discípulos para anunciarem o Reino de Deus, disse-lhes: “de graça recebestes, de graça dai” (MATEUS 10:8). Com esta determinação do Senhor, os crentes divinopolitanos têm alcançado muitas cidades, organizando quase vinte Igrejas até aqui. Alcançaram os Estados brasileiros e muitos países por meio da cooperação com as agências missionárias que recebem nossas ofertas, orações e ações nos campos missionários. Já enviamos membros desta Igreja à África e à América Central para realizarem a obra do Senhor em campos muito desafiadores.
No princípio da nossa história a oposição à obra missionária foi intensa e, ao mesmo tempo, um grande estímulo para que a Igreja buscasse em Deus poder para anunciar as boas novas de salvação. Em nossos dias, frente aos muitos oponentes, mas cientes da urgência da obra missionária, continuemos proclamando que Jesus Cristo é a única esperança para todas as pessoas em todos os lugares, a começar pelas cidades em que mantemos Congregações: Abaeté, Carmo do Cajuru, Cláudio, Cristais e aqui mesmo, no bairro Vale do Sol.

Pr. Tarcísio Guimarães