APRENDER PARA COMPREENDER O “ADOLESCER”

Tik Tok, Instagram, Youtube, Netflix, Prime Vídeo, Streaming, Crush, WhatsApp, Cringe… Essas são algumas palavras que fazem parte do vocabulário dos adolescentes contemporâneos. A Geração Z (nascidos a partir dos anos 2000) não vivenciou a descoberta da globalização, isto é, a conectividade e fluidez do mundo. A realidade na qual nasceram já é totalmente globalizada. Para eles o mundo é fluido, rápido, intenso. Uma propaganda de cinco segundos no meio de um vídeo já é incômoda. Esperar na fila de um banco não faz parte da lista de possibilidades futuras. O mundo é visto por esta geração sob uma perspectiva completamente diferente: dicotomia entre o sagrado e o profano faz parte do seu horizonte de ideias. Imparcialidade e neutralidade parecem ser coisas estranhas aos ouvidos. São chamados a dar opiniões o tempo inteiro. A pressão por serem extraordinários empurra-os contra a parede.

            Frente à complexidade deste contexto, todo cristão se perguntará: “onde está a Igreja enquanto tudo isso acontece?” Esta pergunta, de fato, pode ser carregada de boas ou más intenções. No entanto, a resposta é a mesma de outras épocas: a Igreja está no meio de todo este turbilhão de acontecimentos com um propósito: levar adolescentes a um relacionamento crescente com Jesus Cristo. Mas, para que isso aconteça, é necessário compreender que esta geração não será como as gerações passadas. Esperar que o modo de enxergar a realidade seja o mesmo de anos atrás é correr atrás do vento. É dar passos largos para se perder uma geração inteira. De acordo com a pesquisa do site guiame.com.br, no ano de 2019, 66% dos jovens entre 18 e 22 anos deixaram de frequentar a Igreja. Com certeza, muitas perguntas são feitas diante de números como este, perguntas do tipo: “eram de fato convertidos?”. Mas, será que alguém ousaria perguntar: “foram compreendidos?”, “foram ouvidos?”, “foram acolhidos?”.

            A adolescência é um período decisivo da vida. Várias mudanças importantes acontecem. Entender a adolescência é um desafio completamente diferente de se entender o adolescente. O momento da vida é o mesmo para todas as gerações, mas o contexto em que ele acontece é diferente para todas as gerações. É necessário acolher, ouvir e entender para que o ensinar seja frutífero. Em sua perspectiva, qual é a principal característica da geração Z? A resposta para essa pergunta talvez exponha o sucesso ou o fracasso na comunicação com esta geração.

Pr. Igor Soares Evaristo