VOCÊ CONHECE OS CINCO “SOLA”?

No dia 31 de Outubro comemoraremos mais uma vez o significativo evento protagonizado por Martinho Lutero em 1517, quando as 95 teses críticas à Igreja de Roma foram publicadas em Wittenberg, na Alemanha. O evento é marco do movimento denominado Reforma Protestante, cujo início é anterior à publicação das teses de Lutero.
A Reforma Evangélica espalhou-se pela Europa do século XVI e ganhou o mundo nestes 505 anos. Diversos grupos cristãos identificaram-se com certos princípios em diferentes lugares. Não se sabe quando ou quem escreveu os cinco “sola”, palavra do latim que significa “somente” ou “apenas”. Sabemos que os cinco “somente” passaram a ser reconhecidos, informalmente, como distintivos dos herdeiros da Reforma Protestante em meados do século XX. Você os conhece?
“Sola Scriptura”, ou “Somente a Escritura”, é a declaração de submissão à Palavra de Deus. Acima de concílios, tradições e tratados teológicos está a revelação do nosso Deus. A inspiração, suficiência, infalibilidade e inerrância da Bíblia Sagrada são aceitas pelos evangélicos genuínos em concordância com o ensino do Senhor Jesus: “as minhas palavras não passarão” (MATEUS 24:35).
“Solus Christus” é o reconhecimento de que somente na pessoa santa e na obra expiatória de Cristo Jesus encontramos salvação. Assim, rejeitamos qualquer outro meio de justificação do pecador diante de Deus que não seja pelo sacrifício substitutivo do Calvário, afinal “há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos” (I TIMÓTEO 2:5,6).
“Sola Gratia” é a afirmação da graciosa iniciativa de Deus na providência por salvação do pecador condenado. Deus, por seu grande amor, executou o plano de salvação que não tem participação das obras de mãos humanas. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (EFÉSIOS 2:8).
“Sola Fide” é a aceitação ao caminho estabelecido por Deus para que o homem se aproxime dele. Somos justificados pela fé depositada em Cristo somente, quando nos arrependemos de todo o pecado cometido contra o Senhor. “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (ROMANOS 5:1).
“Soli Deo Gloria” é a conclusão lógica para quem reconhece a grandeza da eterna salvação providenciada por Deus. Glória seja dada somente a Deus por sua grande bondade revelada na pessoa do Salvador Jesus! “Porque dele, e por meio dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (ROMANOS 11:36).

Pr. Tarcísio Guimarães