DIA DA BÍBLIA

Os cristãos evangélicos brasileiros celebram o Dia da Bíblia Sagrada no 2º Domingo de Dezembro desde que os primeiros missionários aqui se estabeleceram, em meados do século XIX. Reconhecida pelo Estado brasileiro, esta bela data passou a integrar o calendário nacional a partir da sanção da Lei Federal nº 10.335, de 19 de Dezembro de 2001, que instituiu o Dia da Bíblia. Em seu Artigo 1º, a Lei estabelece: “Fica instituído o Dia da Bíblia, a ser celebrado no segundo domingo do mês de dezembro de cada ano, em todo o território nacional”. A Sociedade Bíblica do Brasil, fundada em 1948, defende que “o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia”.
Nós, os crentes brasileiros, temos muitos motivos para manter as comemorações do 2º segundo Domingo de Dezembro. Em 2021 produzimos e distribuímos mais de 8 milhões de Bíblias que, impressas ou disponibilizadas em formato digital, têm transformado vidas pelo poder do Evangelho. Nos somamos aos nossos irmãos em toda a Terra na distribuição de mais de 33 milhões de exemplares da Palavra de Deus em 2021, os quais alcançaram 3495 idiomas. Devemos render graças a Deus porque somos um país que, além de distribuir, é produtor de exemplares da Bíblia.
No passado, vencemos o grande desafio apresentado pelo contexto árido da Segunda Guerra Mundial, quando surgiram muitas dificuldades para se manter a impressão de Bíblias na Língua Portuguesa em países diretamente envolvidos no conflito, a exemplo da Inglaterra. Insumos caros e restrições ao transporte internacional de mercadorias dificultaram o acesso dos brasileiros à Bíblia. Diferentes organizações evangélicas passaram, então, a planejar a produção de Bíblias no Brasil. A primeira instituição a imprimir Bíblias no Brasil foi a Convenção Batista Brasileira, por meio da sua Imprensa Bíblica Brasileira fundada em 2 de Julho de 1940 no Rio de Janeiro. Em 25 de Julho de 1943 o processo de produção foi iniciado e em 4 de Agosto de 1944 foram entregues 22.208 Bíblias. Em 1959, com a finalização da 13ª impressão da Bíblia, os batistas brasileiros alcançaram a marca de 1 milhão de Bíblias produzidas no território nacional.
Celebremos o Dia da Bíblia com a certeza de que as palavras do Livro Sagrado foram reveladas por Deus, por isso, tais “palavras não passarão” (MATEUS 24:35). Reavivemos no coração o compromisso de quem “medita de dia e de noite” (SALMOS 1:2) na Lei do Senhor. Compartilhemos a mensagem da Palavra na expectativa de que se cumpra a promessa do nosso Deus: “assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a designei” (ISAÍAS 55:11).

Pr. Tarcísio Guimarães