CONQUISTAS QUE PRECISAMOS RECORDAR (1ª parte)

“Celebrarei as benignidades do Senhor e os seus atos gloriosos, segundo tudo o que o Senhor nos concedeu e segundo a grande bondade…” (Isaías 63:7)

Uma Igreja saudável é resultante da graça de Deus derramada sobre membros verdadeiramente convertidos a Cristo e sinceramente interessados em servir com amor no Reino de Deus, sob a liderança de homens e mulheres que amam ao Senhor e entendem como privilégio guiar o povo pelo qual Cristo se entregou no Calvário. Líderes e liderados, unidos diante do Senhor, elegem pastores piedosos, acolhedores, comprometidos com a sã doutrina bíblica, trabalhadores, zelosos com a família que Deus lhes confiou, com testemunho cristão excelente em sociedade. Igrejas saudáveis recordam, com gratidão a Deus, conquistas que honram o Evangelho. Podemos (e devemos) recordar muitas conquistas do povo de Deus no período do pastorado titular que foi iniciado em 25 de julho de 2009 e se encerrará em 02 de abril de 2023.

A Primeira Igreja Batista em Divinópolis tem investido orações, recursos financeiros, tempo e vocações na expansão missionária. Em 2009, duas Congregações eram mantidas pela Igreja: Bairro Santa Lúcia (atual Vale do Sol) e Carmo do Cajuru. Recebemos, oficialmente, as Congregações em Abaeté e em Cristais. Plantamos as Congregações em Cláudio, Halim Souki e Novo Paraíso. Pela Graça de Deus, dois novos Templos com Área para Educação Cristã foram erguidos: Cristais e Vale do Sol. Estabelecemos ainda o trabalho missionário no Presídio Floramar e Centro Socioeducativo. Viagens missionárias a Cuba e El Salvador foram realizadas por membros da nossa Igreja. Ampliamos a mobilização e o envio de ofertas para Missões.

Ordenamos ao Ministério Pastoral seis membros da nossa Igreja, os quais receberam formação teológica e foram enviados ao Campo: Pr. Alex Oliveira (2012), Pr. Antônio Francisco (2013), Pr. Fernando Ítalo (2013), Pr. Charlin Rosa (2019), Pr. Igor Soares (2021) e Pr. Guilherme Fonseca (2021). Reconhecidos como modelo de formação teológica e prática ministerial, os pastores ordenados pela PIB têm recebido muitos elogios da denominação batista. Ampliamos o trabalho de Ação Social, integrando-o às ações do Ministério Diaconal, que recebeu nove diáconos ordenados neste período (Alda Adília, Almir, Aurelino, Cláudia, Everaldo, Fabiano, Maria Concebida, Margareth, Maria Sebastiana) e um diácono recepcionado de Igreja coirmã (Edilson).

Recebemos Ministros Auxiliares para trabalharem com dedicação de tempo integral: Ministro de Música, Ministro de Formação Cristã e Ministro de Juventude. E as conquistas se multiplicaram! Fundação do Centro de Educação Musical Batista; formação de novos grupos musicais: Coro Teens, Vocal Aliança, Quarteto Kyrius, Coro Karis; Oferecimento de novos Cursos: Mulher Única, Homem ao Máximo, Crown, Integridade Sexual, Seis Metáforas do Casamento Feliz; Acampamentos, Pequenos Grupos e Encontros da Juventude. Em 2023, o ENJUPIB (Encontro de Jovens e Adolescentes da PIB) completa 10 anos de existência positiva entre nós. Criamos novas turmas da Escola Bíblica Dominical: Doutrinas Batistas, Dons e Ministérios, Aprofundamento Bíblico e Jovens. Esta última estava desativada em 2009.

O crescimento permanente da nossa Igreja recebeu suporte: idealizamos um novo boletim dominical, publicamos Anuários Eclesiásticos, desenvolvemos um novo site, investimos no Aplicativo, entramos no desafiador universo das Redes Sociais, aprovamos nova logomarca e a sinalização profissional das dependências da PIB, reformamos Estatuto e Regimento Interno. Aprovamos também o Regulamento para Uso do Templo e suas dependências.

Podemos (e devemos) recordar o trabalho diário, para o qual não faltou o auxílio do Senhor. Visitas, sermões, aconselhamentos, seminários, conferências, treinamentos, revistas escritas, cantatas apresentadas, hinos compostos e poesias publicadas nos fazem agradecer ao Senhor com grande entusiasmo.

Pr. Tarcísio Farias Guimarães