CONQUISTAS QUE PRECISAMOS RECORDAR (2ª parte)

“Rendei graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre” (SALMOS 136:1)

Recordar aquilo que o Senhor nos tem permitido conquistar nos últimos anos é um convite à gratidão. No Ministério que se encerrará em 02 de abril de 2023, a Primeira Igreja Batista em Divinópolis trabalhou harmoniosamente com o pastor que Deus designou para a Igreja neste tempo. Para a glória de Deus, temos muitas e boas histórias para contar.

Recebemos a 81ª Assembleia da Convenção Batista Mineira em 2012, evento que foi reconhecido pela Prefeitura Municipal como atividade oficial do Centenário de Divinópolis. Centenas de mensageiros das Igrejas Batistas espalhadas em Minas Gerais foram recebidos com amor, servidos com prontidão e despertados por meio de uma programação cuidadosamente desenvolvida em parceria com a Convenção Batista Mineira. No sábado, lotamos o Ginásio Poliesportivo da Avenida Getúlio Vargas, como há muito tempo não acontecia. Boa pregação, música inspiradora e muitas conversões a Cristo foram vistas na noite especial.
Com a comemoração da primeira década de trabalho pastoral veio também a comemoração do primeiro Centenário da PIB. Dois anos antes do Centenário da Igreja, elegemos uma eficiente Comissão do Centenário e estabelecemos a provisão de recursos financeiros no orçamento mensal da Igreja para dar suporte à inédita celebração. Desenvolvemos a logomarca oficial do Centenário, aprovamos o hino oficial do Centenário escrito por nosso Ministro de Música e escolhemos o lema permanente: “Igreja Centenária a serviço do Deus Eterno”. Encontros especiais para celebração do Centenário marcaram o primeiro semestre de 2019 e ganharam as ruas da cidade. Outdoors, busdoors, camisas, selos, vídeos e convites compartilharam a vitoriosa caminhada da Igreja evangélica pioneira em Divinópolis. Nas mãos de mais de 1.000 pessoas foram colocadas a “Bíblia do Centenário”, uma bela e exclusiva edição da Sociedade Bíblica do Brasil que contem também a história da PIB. O Acampamento do Centenário reuniu mais de 400 participantes em Sarzedo (MG). E uma jornada de 100 dias de oração foi vivenciada pela Igreja, que colheu os frutos da comunhão com o Senhor.
Na área patrimonial, Deus nos permitiu alcançar muitas conquistas. Podemos destacar a instalação de um moderno elevador com capacidade para 14 pessoas e a execução do Projeto para prevenção a incêndio e pânico, que nos permitiu receber o custoso AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Adquirimos móveis adequados para as salas infantis, construímos o novo berçário e a sala de amamentação. Uma nova bancada foi adquirida pela Igreja, permitindo a utilização da galeria do auditório principal. Novos instrumentos musicais também foram adquiridos, inclusive 2 novos pianos, e um novo projeto de sonorização foi desenvolvido. Construímos nova secretaria, 4 novos gabinetes pastorais, nova cozinha, copa e sala para ornamentação. Equipamentos de multimídia e transmissão dos cultos pela internet foram adquiridos. Climatizadores foram instalados no auditório principal e o piso da garagem, no subsolo, foi instalado com acabamento de alto padrão. Neste momento, estamos estruturando o Acampamento e construindo o terraço do Edifício de Educação Cristã. Contamos com 3 veículos em excelente estado de conservação para realização do trabalho pastoral na sede e junto às 5 Congregações da Igreja. Pela graça de Deus, somos uma Igreja de contas equilibradas e elevada credibilidade no mercado.
Batismos tornaram-se rotina na vida da Igreja. Com exceção do período de enfrentamento à pandemia de covid-19, a cada quatro meses realizamos séries de batismos. Em 2009, após atualização do rol de membros da Igreja, éramos 498 membros. Atualmente, após atualização do rol de membros realizada no final de 2022, somos 752 membros. Pela graça de Deus, até aqui foram celebrados 325 batismos no atual pastorado.

Pr. Tarcísio Farias Guimarães