EPÍLOGO PASTORAL

Pela graça de Deus, Pastor e Igreja escreveram muitos capítulos de uma bela história iniciada em 25 de julho de 2009 e com previsão para ser finalizada em 02 de abril de 2023. A história de um Ministério Pastoral bem-sucedido começa com a submissão de Pastor e Igreja à vontade do Senhor. Seu desenvolvimento é marcado por aprendizado em meio às lutas e renovada gratidão a Deus em meio às muitas conquistas. Chega ao fim porque somente a história do Deus Eterno não tem fim. Importa-nos considerar o valor desta história para aquilo que realizaremos, em nome do Senhor, no futuro.
Estamos apresentando às Igrejas do nosso campo um modelo de relacionamento entre a Igreja e a família pastoral. O amor, o respeito, a perseverança na caminhada e a mútua cooperação permitem que um Ministério duradouro seja feliz. Temos demonstrado que um Ministério longo não precisa ser encerrado por causa de desgastes, mas sempre por entendimento do tempo oferecido pelo Senhor da Igreja. Sem dívidas de parte a parte, a não ser aquela que procede do coração, olhamos para o futuro cheios de gratidão ao Senhor e paz interior.
Temos compartilhado a relevância das Igrejas evangélicas históricas. Nossa tradição construída em quase 104 anos de história não tem sido um peso, antes tem sido um lastro para avançarmos com qualidade em nossas ações. Ensinando a sã doutrina, valorizando os princípios batistas e honrando a história daqueles que nos antecederam, temos crescido acima da média dos evangélicos brasileiros. Somos uma antiga Igreja vibrante, composta de muitos representantes das diversas gerações. Olhamos à nossa volta e percebemos que muitas crianças, muitos adolescentes, muitos jovens, muitos adultos e muitos idosos circulam entre as salas e os bancos da Primeira Igreja Batista em Divinópolis.
Existimos para glorificar a Deus através do serviço no Reino. E isso tem sido feito! Descentralizamos as ações e supervisionamos o trabalho de muitos líderes, inclusive de uma excelente equipe de ministros com dedicação integral de tempo. Nas ações de cada Ministério, em cada sala da Escola Bíblica que se expande constantemente, nos Pequenos Grupos, nas diversas organizações missionárias, nos grupos musicais, nas Congregações que estabelecemos em cinco cidades diferentes e no serviço que se vê em cada vida, fica a certeza de que servir a Deus é para nós um prazer e é a nossa razão de viver. Somos uma Igreja que não quer brincar em serviço.
O autor da vida, escritor soberano da nossa história, já nos tem demonstrado que não devemos temer o futuro. Com temor a Deus, nos lancemos à escrita dos próximos capítulos da história desta amável Igreja de Cristo. Para a glória de Deus, seja projetada, a partir do Oeste de Minas Gerais, a luz de um povo que tem recebido muito da parte de Deus e, por isso, tem muito a fazer ainda. Para este povo, o céu é o limite!

Pr. Tarcísio F. Guimarães