UM LEGADO PASTORAL A SER PRESERVADO

Neste tempo de sucessão pastoral, não sabemos o que o futuro nos reserva, mas podemos nos inspirar na nossa rica história centenária. Deus agiu poderosamente estabelecendo e mantendo a igreja com os olhos na eternidade. Ele nos constituiu como seu povo e nos conduzirá até o fim desta jornada de fé. Uma das evidências da graça de Deus em nossa trajetória é o legado pastoral que herdamos do frutífero ministério do Pr. Tarcísio Guimarães.

                Como membro da sua equipe pastoral, fui honrado com a oportunidade de participar de momentos marcantes desse ministério, que se estendeu de 2009 a 2023. Um desses momentos foi o culto de gratidão pelo nosso centenário, em 27 de julho de 2019. Naquela ocasião, o Pr. Tarcísio pregou o sermão “A Igreja de Cristo, a coluna e firmeza da verdade”, tendo como bases bíblicas 2 Timóteo 3:15 e Mateus 28:19-20. Tanto os textos bíblicos quanto o título e as subdivisões do sermão foram os mesmos usados pelo pastor Daniel F. Crosland no culto de organização da igreja, conforme consta na Ata n.º 1 (nome do livro do estimado irmão Eliseu Ferreira).

O Pr. Crosland defendeu biblicamente que a igreja é depositária, conservadora e executora da Verdade. O Pr. Tarcísio não apenas deu eco a estas palavras, mas testemunhou do compromisso da igreja ao romper os limites de um século de organização. A igreja não viveu um hiato entre a sua origem e o último ministério titular, pelo contrário. O Pr. Tarcísio recebeu, valorizou e transmitiu o legado preservado por outros pastores e líderes. Muitos destes líderes continuam perseverando nessa herança durante este período de transição ministerial.

                Após chamado por Deus para continuar servindo no Seu reino em outra igreja, em muitas oportunidades o Pr. Tarcísio pôde expor para a igreja as conquistas a serem celebradas no seu ministério, o mais longo da nossa história centenária. No período de transição, aproveitei para perguntar mais especificamente o que ele considerava um legado pastoral a ser preservado pelos próximos pastores titulares da igreja e suas equipes. Posso resumir o seu testemunho nestes três pontos: 1) O culto cristocêntrico e agradável a Deus; 2) A pregação e o ensino da sã doutrina; 3) O zelo na administração eclesiástica.

                Estas posições agora nos servem de diretrizes. Pelo fato de terem sido ensinadas com frequência e profundidade nos últimos quatorze anos, dispensamos aqui qualquer comentário. Ao ouvir estas declarações, a igreja já sabe o que significam porque internalizou uma identidade que tem sido transmitida com alegria para as novas gerações. Basta simplesmente dizermos: somos uma igreja depositária, conservadora e executora do culto que agrada a Deus, e não ao homem, da comunicação eficaz da doutrina saudável e do zelo com os recursos dos quais somos mordomos.

Até a posse do novo pastor titular, meu compromisso pessoal, bem como da equipe ministerial, na sede e nas congregações, é oferecer a Deus e à igreja todo nosso empenho para preservar este legado. Isso faremos, com a graça de Deus, não apenas pelo amor e admiração que nutrimos pelo Pr. Tarcísio, mas por convicção de fé e por constatarmos na experiência ministerial que este é o único caminho para o crescimento saudável da igreja.

Pr. Petronio Borges Jr.