E O GRANDE DIA CHEGOU!

“Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.” (Salmo 118.24)

Eu não sei você, mas hoje eu acordei diferente. Afinal, eu não via a hora de poder comemorar o nosso tão sonhado aniversário. Isso porque não é qualquer aniversário, o que por si só já seria motivo suficiente para celebrar, mas é o “nosso aniversário”. Estamos comemorando hoje 106 anos de organização em solo divinopolitano, e tenho certeza de que nenhum dos nossos irmãos pioneiros imaginava que mais de um século depois, a nossa querida PIB se tornaria tão grande e relevante para a obra de Deus não apenas em Divinópolis, mas em todo o Centro-Oeste mineiro.

São tantas almas alcançadas, tantas igrejas organizadas e tanta história para contar, que o espaço deste boletim seria insuficiente para tantos parágrafos e laudas. Mas podemos resumir, dentro do possível, essa grande história.

Tudo começou em 1914 quando os primeiros batistas chegaram à cidade atraídos pelo trabalho na Estrada de Ferro Oeste de Minas. Entre eles, o saudoso irmão Lauro Carlos Ferreira, que com outros irmãos, iniciou cultos ao ar livre e orações pela evangelização da região. Com o apoio de pastores e missionários, o trabalho foi se fortalecendo e em 27 de julho de 1919, a Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte organizou oficialmente a Primeira Igreja Batista em Divinópolis com 31 membros fundadores vindos de Belo Horizonte e Itaúna. A primeira diretoria teve como presidente o Pr. Henrique Edwin Cockell.

Nos anos seguintes a Igreja construiu seu templo e sede pastoral, tornando-se um polo evangelizador responsável pela plantação de igrejas em diversas cidades mineiras e também em Divinópolis. Das seis igrejas batistas atualmente existentes na cidade, quatro foram plantadas e organizadas pela nossa Igreja, sem contar as congregações nos bairros Tietê e Vale do Sol.

Apesar da forte oposição católica e da crise cismática de 1961, provocada por doutrinas estranhas à fé batista, a Igreja manteve sua fidelidade bíblica e doutrinária. Após sua reorganização, desta vez realizada pela Igreja Batista do Barro Preto, obteve judicialmente o direito ao patrimônio original. A partir daí, continuou crescendo em número, estrutura e atuação.

Ao longo dos anos, a Igreja viu milhares de pessoas batizadas, criou colégios, desenvolveu projetos sociais e missionários, e ergueu um novo templo inaugurado em 2005. Atualmente, com cerca de 840 membros, a PIB Divinópolis mantém seis congregações na cidade e fora dela, e atua em diversas frentes ministeriais: educação musical, ação social, evangelização em várias frentes, além do trabalho com crianças, jovens, adolescentes, famílias e surdos.

Sob a liderança do Pr. Alexsandro de Oliveira e de outros ministros dedicados, a Igreja celebra seus 106 anos como um marco de fidelidade, serviço e expansão do Reino de Deus. Somos gratos ao Senhor por nos conceder tão grande crescimento e por colocar em nós o desejo de continuar avançando.

Portanto, ao Senhor da Igreja, glória, louvor e majestade!

Parabéns, PIB em Divinópolis — igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade!

Pr. Alex Oliveira – vosso servo!