08/03/2021

Sede

Sede

Pr. Tarcísio Farias Guimarães
Ministro Titular

Pr. Tarcísio Farias Guimarães é o segundo filho de Jair Alves Guimarães e Antonia Farias Guimarães. Nasceu no dia 09 de julho de 1980 em Valença, Bahia. Conheceu o Evangelho de Cristo na Primeira Igreja Batista de Feira de Santana, Bahia. Foi batizado em 27/09/1992. Estudou Teologia no Seminário Teológico Batista do Nordeste e História na Universidade Estadual de Feira de Santana, tendo concluído as duas graduações em 2002. Liderou a organização de duas Congregações Batistas em Feira de Santana nos anos de 1997 e 1998. Em 1999 e 2000, liderou a Primeira Igreja Batista em Esplanada, Bahia, até que aceitou o convite para trabalhar com uma Congregação da Igreja Batista Alvorada, em Feira de Santana, a qual foi organizada em Igreja no ano de 2002, dias após a ordenação ao Ministério Pastoral. Neste Ministério, a Igreja Batista Nova Alvorada, trabalhou até 2009, tendo organizado também a Congregação Batista em Sítio das Flores, Santa Bárbara, Bahia. Lecionou na Rede Pública de Educação da Bahia como Professor concursado, no SENAI e em três Instituições de Ensino Teológico, até que aceitou o chamado do Senhor para pastorear a Primeira Igreja Batista em Divinópolis, Minas Gerais, onde tem servido desde 25/07/2009 ao lado da Enfermeira Sâmela de Souza Baptista Guimarães, sua grande ajudadora e com quem casou-se em 18/09/2004. Desta união, nasceram dois filhos muito amados: Susan, em 2010, e Társis, em 2012. Convalidou o Diploma de Teologia na Faculdade Batista de Minas Gerais / Universidade Federal de Minas Gerais e, atualmente, cursa a Pós-Graduação em Aconselhamento Bíblico no Seminário Bíblico Palavra da Vida, Atibaia, São Paulo. Na dependência do Senhor, tem liderado uma equipe ministerial que conta com 4 ministros de tempo integral na sede da Igreja e outros 6 obreiros nas 6 Congregações mantidas pela Igreja em Divinópolis e nas cidades de Abaeté, Carmo do Cajuru, Cláudio e Cristais.

Pr. Petronio Almeida Borges Jr
Ministro de Comunicação

Pr. Petrônio Almeida Borges Júnior é natural de Gandu, Bahia. Nasceu em 16/07/1979 e cresceu com os pais, Petrônio e Nide, e a irmã, Tânia, em Itamari, Bahia. Converteu-se aos 7 anos de idade e foi batizado aos 11 anos, juntamente com sua mãe, pelo Pr. Osias Antonio Lima, na Primeira Igreja Evangélica Batista, naquela cidade. Com 14 anos, mudou-se para Jaguaquara, Bahia, onde estudou no Colégio Batista Taylor-Egídio. Como membro da da Igreja Batista de Jaguaquara participou da organização da Igreja Batista El Shaddai, que posteriormente o enviaria ao Seminário. Ainda em Jaguaquara conheceu e depois casou-se com Anamaria Leal, tendo sido agraciados com as filhas Mariana (14 anos) e Poliana (5 anos). Foi o primeiro pastor da Igreja Batista Sião em Camaçari-BA (2003-2010), onde foi ordenado ao Ministério Pastoral. Em 2010 tomou posse na Primeira Igreja Batista em Catu-BA, igreja que pastoreou até 2016. Possui formação ministerial em Teologia e Educação Cristã por instituições mantidas pela Denominação Batista (Seminário Teológico Batista do Nordeste – Feira de Santana, Bahia, e Seminário de Educação Cristã, Recife, Pernambuco). Convalidou seu diploma de Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (FACETEN)/Universidade Federal de Roraima (UFRR). Licenciou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na Primeira Igreja Batista em Divinópolis-MG, desde 2017, compõe a Equipe Ministerial da Sede, onde lidera a Área Ministerial de Formação Cristã. Em 2021, assumiu também o Ministério de Comunicação.

Rogério Oliveira
Ministro de Música

Rogério Oliveira de Souza é natural de Jequié, Bahia. Nasceu em 01/11/1983. Filho de pais cristãos, Durval Bispo de Souza e Ivanete Reis Oliveira, é o primogênito do casal. Iniciou-se na música em 1988, cantando no coral infantil da Primeira Igreja Batista da cidade de Barra do Rocha, no interior da Bahia. Em 1994, na cidade de Ipiaú, Bahia, iniciou o estudo do violão, tendo aulas particulares com o professor Oséias Oliveira. Estudou Música Sacra com Performance em Canto Lírico no Seminário Teológico Batista do Nordeste (STBNe), na cidade de Feira de Santana (2004/2008). Nesse mesmo período, iniciou seus estudos em violão clássico no Conservatório de Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/CUCA – Centro Universitário de Cultura e Arte). Nessa mesma instituição, foi professor de Técnica Vocal, Violão Popular e Musicalização. Atuou como Ministro de Música na Igreja Batista Sete de Setembro, Ipiaú, onde deu continuidade aos projetos do Ministério. No ano de 2009, foi professor do Seminário Teológico Batista do Nordeste, lecionando Violão Clássico e Prática de Conjunto. No mesmo ano foi convidado para liderar o Ministério de Música da Igreja Batista Alvorada, em Feira de Santana, na Bahia. Em 2010 recebeu o título de Bacharel em Teologia pela Faculdade Batista Brasileira (FBB) em Salvador, Bahia. No dia 20/02/2011 assumiu o Ministério de Música da Primeira Igreja Batista em Divinópolis, tendo sob sua coordenação vários grupos musicais, eventos especiais e o CEM (Centro de Educação Musical Batista). É Especialista em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música pela Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em 2020, concluiu o curso de Piano Popular pela Universidade de Música Popular (Bituca), em Barbacena, Minas Gerais. Casado desde 2014 com a Thaís Paiva Porto de Souza, formada em Bioquímica, Mestre em Ciências da Saúde e Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal de São João Del Rei, Minas Gerais. Ela tem sido um instrumento nas mãos de Deus, na prática do ministério de música juntamente com o seu esposo.

Igor Soares Evaristo
Ministro de Juventude

Igor Soares Evaristo é natural de Itaperuna, Rio de Janeiro. Nasceu em 14/05/1993. Recebeu marcante influência de sua mãe, Edna Aparecida Soares, e se converteu a Cristo aos 9 anos de idade. Aos 13 anos mudou-se para Belo Horizonte, onde jogou futebol pelo Clube Atlético Mineiro, onde trabalhou até o ano de 2015. Neste período, foi batizado em Belo Horizonte. No ano de 2015, deixou o futebol, já casado com Júlia Fontes Soares, membro da Primeira Igreja em Divinópolis, para se dedicar aos estudos teológicos. Formou-se em Teologia pelo Seminário Batista do Oeste de Minas (SEBOM). Desde 2015 integra a equipe que atua na sede da Igreja, liderando duas áreas: Ministério de Juventude e de Evangelização e Discipulado.