ENCHER ATÉ TRANSBORDAR

O convite de Jesus aos homens permanece inalterado: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (JOÃO 7:37,38). A explicação de João é conclusiva: “Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado” (JOÃO 7:39). Podemos ter certeza que a doação do Espírito, ou batismo no Espírito, é uma bênção singular para o discípulo de Jesus, o marco inicial da vida cristã. Depois disto, está reservado ao crente o maravilhoso desafio de crescer no relacionamento com Deus continuamente até que alcance a plenitude do Espírito Santo.
A plenitude, ou enchimento, do Espírito Santo deve ser prioridade para o cristão a cada dia desde a sua conversão. Não é um evento. Não é uma experiência momentânea. Não é um alvo posto apenas para líderes cristãos ou cristãos antigos. É uma busca incessante e um alvo a ser alcançado no relacionamento dos filhos de Deus com o seu Deus. Em EFÉSIOS 5:18, o mandamento “enchei-vos do Espírito” aparece no imperativo presente contínuo, na voz passiva, portanto, pode ser traduzido assim: “sede enchidos”, ou “estejam sempre sendo enchidos”.
John Stott destaca que o mandamento “enchei-vos do Espírito”, por apresentar-se no modo imperativo, constitui-se em uma ordem de Deus. Porque está na forma plural é destinado a todos os cristãos. A voz passiva que é utilizada nos leva a compreender que este é um convite à entrega completa, ou seja, ficamos cheios bebendo da Palavra, da oração, das boas obras, do testemunho, da vida comunitária com os irmãos. Mas, Stott também observa que, por estar no tempo presente, é um chamado para a ação contínua de quem é dirigido pelo Espírito Santo.
Quem ouve aquilo que o Espírito Santo ordena e ao Espírito submete-se com alegria, saberá o que é enchimento recebido da parte de Deus. Como rios de água que transbordam quando são represados, o Espírito que habita o cristão genuíno transborda e alcança pessoas que estão à sua volta. Na Igreja, na família e na sociedade, muitos identificarão o Fruto do Espírito na vida do cristão. No amor demonstrado a Deus e às pessoas, na atitude humilde e generosa enquanto exerce os dons espirituais, na rejeição ao pecado, na gratidão permanente, na vida de paz e nas decisões que refletem um caráter semelhante ao de Cristo, ficará evidenciado que o trabalho do Espírito Santo é encher seu servo até transbordar.
Pr. Tarcísio F. Guimarães