QUEM CANTA…

A Igreja estava reunida em seu auditório lotado. Alguns hinos já tinham sido entoados pela congregação. O jovem talentoso que foi convidado para fazer um solo durante o culto, pegou o microfone e olhou para sua audiência. Naquela manhã de domingo, ele resolveu falar antes de cantar: “Bom dia irmãos! Como diz a Palavra de Deus: Quem canta, seus males espanta”. Uns sorriram de modo contido, outros baixaram a cabeça lamentando aquilo que ouviram. Talvez, muitos tenham ouvido com naturalidade aquilo que o jovem cantor disse e até tenham esperado a referência bíblica do “versículo”.
Parece ser apenas uma ilustração, mas aconteceu mesmo em uma Igreja evangélica. É uma ilustração da vida real, que nos leva a refletir sobre quem canta no culto ao Senhor. Temos conversado muito sobre a harmonização entre a hinódia antiga e as canções contemporâneas, sobre o lugar do canto coral e do canto congregacional, sobre os investimentos em equipamentos e em lideranças para nossa música, sobre a utilização de músicas autorais ou traduzidas. Mas, ainda pensamos pouco em quem canta, por isso, quero lançar três perguntas acerca desta pessoa.
QUEM CANTA, JÁ ALCANÇOU MATURIDADE CRISTÃ? Todo músico cristão é um ministro do Senhor (I CORÍNTIOS 12:4-7), que influencia pessoas e contribui para que a Obra do Senhor cresça, de modo que não é aceitável termos músicos que não saibam narrar a história da sua conversão a Cristo. De igual modo, devemos esperar que todo músico cristão experimente crescimento constante na graça e no conhecimento do Senhor.
QUEM CANTA, JÁ BUSCOU TREINAMENTO CRISTÃO ADEQUADO? Assim como o pregador e o professor necessitam de treinamento para execução eficaz da sua tarefa no Corpo de Cristo, o músico precisa estudar, ensaiar e submeter-se à orientação de um líder capaz (SALMOS 33:3). Devemos desejar que esse líder dos músicos seja um Ministro de Música reconhecido pela Igreja local, formado em uma boa Escola e que continua buscando capacitação ao longo dos anos.
QUEM CANTA, JÁ REFLETIU SOBRE OS PROPÓSITOS DA MÚSICA CRISTÃ? Num tempo em que a música do culto tem sido utilizada como terapia, entretenimento e até propaganda institucional, quem canta é capaz de reconhecer os propósitos bíblicos para a música do culto? Para glorificar a Deus, edificar a Igreja e evangelizar os perdidos é que cantamos (SALMOS 137:4).
Miguel de Cervantes, criador de Dom Quixote, escreveu aquilo que não cabe na boca de músicos cristãos: “Quem canta, seus males espanta”. Quem canta para o Senhor, diante do povo do Senhor, sabe que o Senhor a quem cantamos é quem espanta todo mal, desde a conversão até à eternidade no céu. Quem canta ao Senhor, deve fazer convergir toda a sua vida e arte para o Senhor.

Pr. Tarcísio Guimarães