FELIZES RECORDAÇÕES

“… proclamem com júbilo as suas obras!” (Salmos 107:22b)

Tenho entendido, com clareza, que é chegado o tempo determinado pelo Senhor da Igreja para me despedir da Primeira Igreja Batista em Divinópolis. Conquanto exista em mim e em minha família uma angústia que precede a despedida de tantos irmãos queridos, quero compartilhar as alegrias dos anos em que temos caminhado juntos. Para a glória do nosso Deus, recordarei, com júbilo, aquilo que Ele tem feito. As felizes recordações do ministério em Divinópolis podem se tornar fonte de encorajamento para muitos pastores, líderes e Igrejas.
Assumi esta valorosa Igreja no dia 25 de Julho de 2009. Tornei-me um pesquisador da sua inspiradora história. Conheci a biografia de pastores excelentes que por aqui passaram, dentre os quais me considero o menor. Somente pela Graça de Deus, tornei-me o pastor que por maior tempo ininterrupto tem liderado nossa Igreja. Na forma do nosso Estatuto, tenho sido avaliado pelo Conselho de Líderes e pela Assembleia de membros, com aprovação unânime nas ocasiões em que este processo se deu. Guardo com alegria e gratidão ao Senhor o parecer produzido em cada Assembleia de avaliação do Pastor Titular. A generosidade das avaliações sempre me tocau e me fez renovar o compromisso de servir ao Senhor com maior dedicação. Seja dada ao Senhor a glória por experimentarmos a bênção da paz na Igreja. Não há crise de relacionamentos entre nós. Não estou me despedindo da Igreja porque existe reprovação ao Ministério ou porque eu não ame a Igreja. O encerramento do atual pastorado se dá em um ambiente de comoção, e até mesmo de difícil compreensão, por parte de muitos irmãos que acostumaram-se a ouvir falar que pastores deixam Ministérios somente quando há desgastes de grandes proporções. Proclamemos a todos que o encerramento do Ministério do Pr. Tarcísio em Divinópolis se dá por vontade de Deus.
A diretoria estatutária da nossa Igreja passou por poucas mudanças ao longo do tempo em que tenho pastoreado os irmãos. Por razões de saúde ou por transferência necessária no exercício do Ministério Pastoral, sendo este o caso do querido Pr. Alex Oliveira, algumas destas raras mudanças são mais do que justificáveis. A Dca. Alda Adília, o Dc. Miqueas e o irmão Anselmo, com meu apoio absoluto, têm permanecido na diretoria ao longo dos anos. Estes irmãos capazes e piedosos têm sido auxiliados por outros irmãos que a Igreja elegeu e que são, igualmente, eficientes e tementes a Deus: Dc. Everaldo, Dc. Fabiano e Dca. Cláudia. Como Deus tem sido bondoso conosco, permitindo-nos vivenciar um ambiente de respeito mútuo e cooperação. Somos uma Igreja equilibrada, que reflete a estabilidade da sua diretoria.
Somos uma Igreja centenária, herdeira da bela tradição batista, mas somos também uma jovial e dinâmica Igreja. Pela ação poderosa de Deus, temos experimentado crescimento numérico sem esquecer da solidez doutrinária. Temos incluído as novas gerações na liderança ministerial da Igreja sem desprezar a presença e os conselhos dos nossos anciãos. Somos uma Igreja tradicional mas que não tem “cheiro de naftalina”. Qualquer pessoa, em qualquer culto da nossa Igreja, logo percebe que está em um ambiente genuinamente bíblico e batista. Não nos perdemos em meio aos apetrechos do culto contemporâneo e não nos entregamos à mesmice. Estamos nas redes sociais, utilizamos a diversidade musical da nossa gente, planejamos nossas abordagens ao público que alcançamos e apontamos caminhos para aqueles que querem servir ao Senhor.
Tenho muito para compartilhar nos próximos dias. Entre prestação de contas e relatos das maravilhas que o Senhor tem operado, recordarei com felicidade aquilo que tenho visto em nosso meio nestes 13 anos e 7 meses de serviço entre os irmãos.

Pr. Tarcísio Farias Guimarães