MINISTÉRIO DE MISERICÓRDIA

Refletir sobre o papel da igreja na sociedade atual nos leva a considerar a importância de um ministério de misericórdia na igreja. A misericórdia é um dom do Espírito Santo, uma capacitação divina para ajudar de forma prática e alegre aqueles que sofrem ou passam por necessidades. Na lista dos dons espirituais incluída em sua carta Aos Romanos, Paulo ensinou: “quem exerce misericórdia, com alegria” (Rm 12:8b).

A parábola do bom samaritano (Lc 10:25-37) também nos ensina a importância de sermos misericordiosos. O samaritano não apenas se compadeceu do homem ferido, mas agiu em seu favor. Ele cuidou das feridas, levou-o para um lugar seguro e ofereceu assistência. Essa história nos desafia a sair de nossa zona de conforto e a sermos verdadeiros agentes de misericórdia em nossa cidade.

Olhando para a igreja primitiva, encontramos bases bíblicas sólidas que nos incentivam a buscar a prática da misericórdia como parte essencial da nossa fé. Nos Atos dos Apóstolos, por exemplo, vemos que os primeiros cristãos compartilhavam tudo o que tinham, não havia necessitados entre eles, pois cada um contribuía de acordo com suas possibilidades (Atos 2:44-45; 4:32-35). Essa atitude demonstra a manifestação do dom de misericórdia.

Ao trazer essa reflexão para o contexto atual de Divinópolis, percebemos a urgência de um ministério de misericórdia voltado para a população de rua. As pessoas em situação de vulnerabilidade precisam ser acolhidas, amparadas e reintegradas à sociedade de forma digna. No entanto, exercer misericórdia vai além de simplesmente sentir pena; trata-se de promover ações concretas que resgatem a dignidade humana.

As autoridades públicas, na área de ação social e de segurança pública, têm alertado para um aumento significativo no número dessas pessoas. Homens, mulheres e até mesmo crianças enfrentam adversidades extremas, como falta de moradia, alimentação adequada e cuidados básicos de saúde. Lamentavelmente, misturados a esta população, estão muitos que escolheram abandonar suas casas, rejeitam a oferta das políticas públicas e envolvem-se com o uso abusivo de drogas e a criminalidade. Isso torna o exercício da misericórdia um desafio mais complexo ainda.

                Mas a igreja local pode desempenhar um papel fundamental nesse contexto. Ele deve ser um canal de apoio e amparo aos necessitados, oferecendo abrigo, alimentação, cuidados médicos e psicológicos, além de buscar parcerias com instituições governamentais e não governamentais para promover a inclusão social e a reinserção no mercado de trabalho. Em nossa história centenária como igreja na cidade, temos servidos a dependentes químicos, presidiários e seus familiares e tantos outros assistidos periodicamente com alimentos, remédios e outros recursos.

No entanto, nosso objetivo vai além de simplesmente fornecer ajuda material. Queremos resgatar a dignidade dessas pessoas, mostrar que elas são amadas e valorizadas por Deus e pela comunidade. Desejamos criar oportunidades para que possam se reintegrar à sociedade, encontrar emprego, moradia e, acima de tudo, experimentar a esperança que só Cristo pode oferecer.

Pr. Petrônio Borges Jr.