AMAR PARA PASTOREAR

Lembro-me vividamente da visita que fizemos, eu e alguns colegas, à casa do Pr. Newel Mack Shults, reitor do Seminário, antes do seu retorno aos EUA, após o encerramento do seu longo ministério no Brasil. Quando um colega perguntou: se o senhor pudesse deixar apenas uma recomendação para nós, qual seria? O Pr. Shults respondeu: “O pastor pode não ser o melhor comunicador ou administrador, mas, se amar a igreja, cumprirá a sua missão. A missão do pastor é amar gente em nome de Jesus”.

Como sabermos se o que pensamos, sentimos ou fazermos é amor? O Pr. Carlos McCord propõe uma definição: “Amar é oferecer o melhor do que sou e tenho com quem precisa de mim”. Amamos quando a disposição do coração e o compromisso prático implica na doação do nosso melhor. Amar a Jesus é oferecer tudo àquele de quem tudo recebemos. Amar à igreja é comprometer-se em compartilhar o amor recebido de Jesus.

Mesmo após testemunhar o Cristo Ressurreto, Pedro decidiu voltar a pescar (Jo 21:3). Ele ainda não havia sido restaurado. Precisava voltar ao início de tudo, sua conversão na primeira pesca maravilhosa (Lc 5:1-11), seu chamado para pescar gente (Mt 4:18-20), sua tripla negação no julgamento do Mestre (Jo 18:15-18; 25-27). Ele havia chorado amargamente o seu passado (Lc 22:62), agora precisava de um novo encontro com Jesus para entender qual seria o seu futuro.

Jesus promoveu a restauração e a recondução de Pedro ao ministério após confrontá-lo não moral ou teológica, mas pessoalmente, com o imperativo do amor: “Simão, filho de João, amas-me? (Jo 21:15). O amor ao Senhor é a condição para pastorear o Seu rebanho. O futuro pastor Pedro precisava deste encontro para entender que era preciso amar para pastorear. Compreender a condicionalidade do amor ao Senhor para o serviço ao Seu povo e assumir o compromisso de priorizar o relacionamento pessoal com Ele.

                O amor à pessoa do Senhor é uma exigência. Amar a Jesus antes de amar à igreja, à causa, ao projeto de ministério. Amar mais do que a carreira, os liderados, as convicções. O grande missionário e explorador britânico David Livingstone disse: “Deus, envia-me para qualquer lugar, desde que vás comigo. Coloca qualquer carga sobre mim, desde que me carregues. E desata todos os laços do meu coração, menos o laço que prende o meu coração ao teu”. O amor ao Senhor é a única motivação correta para cumprir a missão recebida. Ele comissiona o pastor a uma missão que só será cumprida com fidelidade se a motivação for o amor a Ele, e não ao dinheiro, à fama ou às possíveis vantagens pessoais.

Para amar o povo do Senhor, precisamos antes amar ao Senhor, pois Ele é a fonte do amor. A condição para pastorear é amar à Sua pessoa e fazer desta a única motivação para servir. O pastor é simplesmente um pecador que foi restaurado pelo amor de Jesus e chamado por Ele para amar o Seu povo.

Pr. Petrônio Borges Jr.