ADOLESCER COM CRISTO

Entrar na fase da adolescência é iniciar uma grande aventura, cheia de desafios e descobertas. Adolescer é ter a certeza de que a infância passou e começa a se aproximar a vida adulta, com as possibilidades e responsabilidades que chegam também. O corpo, a mente e o espírito estão em rápido desenvolvimento e merecem atenção de todos. Família, Igreja, Escola e demais instituições que cercam o adolescente devem valorizar a riqueza desta fase da vida e investir em cada adolescente que pode alcançar com sua influência.


O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) estabelece que, no Brasil, a adolescência compreende o período de 12 a 18 anos de idade. À nossa volta podemos encontrar muitas pessoas que estudam, trabalham e cuidam de outras pessoas nesta fase da vida. Portanto, são vidas que devem ser notadas, inclusive na Igreja, por isso, escolhemos um dia em nosso calendário eclesiástico anual para lembrar do valor da adolescência.


Com Cristo, as dúvidas da adolescência tornam-se oportunidades para que as certezas do Evangelho sejam compreendidas. Por meio do contato contínuo com a Palavra de Deus, as virtudes do caráter cristão tornam-se a identificação do adolescente. As oportunidades de serviço ao próximo dão senso de missão ao adolescente. O envolvimento com a obra da evangelização permite ao adolescente perceber-se como membro atuante no Corpo vivo de Cristo, que é a Igreja, e responsável pela expansão do Reino de Deus.


Adolescer é mais do que sentir-se inserido na roda de conversa da turma ou nas redes sociais. É vivenciar uma fase bela de desenvolvimento e preparar-se para uma vida cheia de significado que, dirigida por Deus, honrará o nome dele e trará recompensas eternas. A mais necessária e inesquecível experiência para o adolescente é poder adolescer com Cristo. Oramos e trabalhamos para que os adolescentes conheçam a Cristo intimamente e o amem de todo o coração.


Celebramos o dia do adolescente batista com a alegria que é própria dos adolescentes e com gratidão ao Senhor que tem feito com que sejamos uma Igreja de muitos adolescentes felizes, capazes, comprometidos com a família e crentes em Jesus.


Pr. Tarcísio F. Guimarães