DUAS DÉCADAS DE MINISTÉRIO

Pela graça de Deus, que me salvou e vocacionou para o Ministério da Palavra, completarei 20 anos de pastorado ininterrupto no dia 16/03/22. Recordo que, desde 1997, quando eu tinha 17 anos de idade, lidero Congregações e Igrejas. Em 1998, iniciei o Curso de Teologia no Seminário enquanto cursava História na Universidade. No início do último ano do Curso de Teologia (2002), fui examinado em Concílio formado por 23 pastores a pedido da Igreja Batista Alvorada, em Feira de Santana (BA). Aprovado com louvor no Concílio Examinatório e no Bacharelado em Teologia, rendi graças a Deus publicamente, e em muitas ocasiões, reconhecendo minhas limitações para o exercício da excelente obra ministerial e depositando em Deus a minha confiança para aceitar os desafios da Seara.
Em duas décadas de Ministério formalmente ordenado, tenho presidido duas amadas Igrejas: de 2002 a 2009, a Igreja Batista Nova Alvorada e, de 2009 a 2022, a Primeira Igreja Batista em Divinópolis. Deus tem me dado o privilégio de exercer o mais longo pastorado da história destas duas Igrejas, o que é uma conquista especialmente destacável na centenária Igreja em Divinópolis. Servi outras Igrejas, inclusive na condição de pastor interino, mas tem sido nestas duas Igrejas que tenho dedicado, em caráter integral, os melhores anos da minha vida.
Deus tem sido gracioso comigo, e isso me impressiona. Tenho sido avaliado formalmente a cada 2 anos, por sugestão minha, na forma do Estatuto que aprovamos nas 2 Igrejas que tenho pastoreado. Conselho de Líderes, inicialmente, e Assembleia de membros em segundo momento, têm sempre aprovado o trabalho realizado. Fui consultado algumas vezes por líderes da primeira Igreja que liderei acerca da possibilidade de retorno. Sentindo-me honrado pela lembrança em duas ocasiões de sucessão pastoral, expus a convicção dada por Deus para permanência em Divinópolis naqueles momentos.
As duas Igrejas estão distanciadas do ponto de vista geográfico, mas aproximadas pela visão ministerial que abraçaram. São Igrejas conhecidas pela valorização dos princípios, da história e das doutrinas batistas.