GRATIDÃO À IGREJA

No mundo em constante transformação, por vezes encontramos definições para a Igreja que não se harmonizam com aquilo que as Escrituras nos apresentam. Muitas percepções acerca da identidade e missão da Igreja refletem tão somente a expectativa das pessoas. O livro que registra sua fundação e sua missão, a Bíblia Sagrada, é esquecido na discussão sobre o caráter e o valor da Igreja, o que contribui para que muita gente não perceba a beleza da Igreja de Cristo e a gratidão que deve demonstrar a Deus pela existência do seu Corpo aqui na Terra.
A Igreja de Cristo é a reunião de todos os salvos, em todas as épocas e lugares. Este povo trabalha para glorificar a Deus em tudo, proclamando-o a toda criatura. O Apóstolo Paulo é usado por Deus para dirigir-se à Igreja nos seguintes termos: “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo (I Coríntios 1:2,3). Em sua expansão no mundo, esta Igreja é vista nas incontáveis congregações locais. Na maior parte das vezes em que se refere à Igreja, a Bíblia nos fala de comunidades locais, a exemplo da Igreja organizada em Jerusalém com aqueles que “aceitaram a palavra” e “foram batizados” (Atos 2:41). Os membros da Igreja “perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” (Atos 2:42).
A Igreja de Cristo continua oferecendo sabor à Terra e luz ao mundo, em obediência à exortação do Senhor Jesus Cristo em Mateus 5:13-16. Todos são bem-vindos na Igreja. A todos é oferecida a sã doutrina bíblica. As orações da Igreja alcançam a todos. Todos são assistidos nas necessidades que apresentam. Enquanto trabalha para que o Evangelho seja anunciado às nações, a Igreja conta com a cooperação de todos os crentes em Jesus. Na cesta básica que é oferecida à família necessitada e na transmissão de conteúdo cristão em diversas plataformas na internet está a participação de cada cristão.
Ao olhar para o ensino bíblico, somos chamados a agradecer a Deus pela existência da sua Igreja. Por meio de gente imperfeita e que continua buscando crescimento em Cristo, ouvimos a mensagem da salvação, fomos recebidos na comunhão dos crentes sem que nos fosse cobrada qualquer recompensa, recebemos encorajamento para enfrentar as lutas do viver e instrução para que o caráter seja aperfeiçoado.
Olhe para si mesmo e relembre tudo aquilo que a Igreja tem feito por você. Gratidão à Igreja é aquilo que se vê em todos aqueles que são gratos ao Deus que comprou a Igreja com seu próprio sangue (Atos 20:28).

Pr. Tarcísio Farias Guimarães

Ministro Titular